As vozes afinadas e o gingado sertanejo de Isadora e Heloísa embalaram o lançamento da 7ª Festa do Queijo de Rochedinho, que aconteceu na noite deste sábado (13), no estande da PrefCG na 84ª Expogrande. Produtos especiais e o tradicional queijinho fresco, além de produtos diferenciados feitos à base de queijo completaram a cerimônia.
Proprietário da Dellato Sorvetes, André Machado, contou que levará três sabores especais produzidos para a festa. “Um de três queijos, um de queijo Nicola com doce de leite e outro e queijo coalho com melado de cana. A minha expectativa é que neste ano supere o recorde de público e de venda. Para mim foi fantástica a festa, até hoje colho os louros daquele momento, muita gente vem e conta ter ido na festa ou nos reconhece de lá”, afirma.
Quem também não perde a festa por nada é Zuleide Canhete Rodrigues, da Queijos Dazu. “A nossa expectativa é que o público encha a festa novamente e comprem nossos produtos. Neste ano vou levar outros sabores, como o queijo do reino, maturado no vinho e defumado”, revelou.
Para a prefeita Adriane Lopes este é o grande burburinho do evento. Conectar os empresários com o público e mostrar o que há de melhor sendo feito em Campo Grande e Região.
“O agronegócio é uma das vocações de Campo Grande. Se Campo Grande é a capital das oportunidades, nós devemos isso ao agronegócio que coloca a Capital em outro patamar, que gera emprego, renda e nós seguimos avançando, desde os pequenos produtores que estão aqui hoje trazendo os seus produtos e convidando a todos nós para estarmos lá dia 11 de maio em Rochedinho. Convidamos a todos que estejam conosco nessa linda festa fomentando a economia local, gerando o desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou
Semana de muito trabalho, negócios e conexões
A Chefe do Executivo ainda falou sobre o Estande da Prefeitura. “Foi uma semana de muito trabalho, muitos negócios e muitas conexões, com ações concretas. No último ano, nós já tínhamos batido o recorde de público na Festa do Queijo de Rochedinho e asso ano não será diferente”, afirmou.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, concordou. “Mais de 7 mil pessoas compareceram no evento o ano passado. Esse ano, a estimativa é de 10 mil pessoas, 45 expositores entre gastronomia, artesanato, derivados do queijo. E muito show bom para todos poderem prestigiarem, quero aqui convidar cada um de vocês para estarem presente. Vai ser no dia 11 de maio, em um sábado”, convidou.
O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Pedro Espíndola, falou sobre a importância da festa para o setor produtivo de queijo da região.
“Estamos preparando essa festa com muito carinho, como foco no desenvolvimento econômico, que gera emprego e renda e possibilita o investimento nas áreas estratégicas e também na área social, é nesse sentido que estamos fazendo a 7ª Festa do Queijo, para fomentar negócios, levar entretenimento e lazer para a população”, concluiu.
O subprefeito do Distrito de Rochedinho, Silvio Santos, agradeceu a todas as secretarias envolvidas que dão o suporte necessário para a festa acontecer. “Vocês estão sempre nos auxiliando, então essa festa vai trazer mais de 10 mil pessoas para Rochedinho. Que trabalho maravilhoso”, afirmou.
O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Daniel Ingold, participou do lançamento e disse ser parceiro da iniciativa. “Nós queremos que seja uma festa que tenha o máximo de pessoas, e vocês podem contar com a IAGRO”, afirmou.
A festa que começou como uma pequena quermesse já virou tradição e a cada ano vem se fortalecendo como uma das principais do calendário de eventos de Campo Grande.
A expectativa é que mais de 10 mil pessoas passem pelo local que contará com a participação de cerca de 45 expositores e produtores. A festa vai começar às 16 horas, em frente à Escola Agrícola Barão do Rio Branco, localizada na Rua Guia Lopes, 340, Distrito de Rochedinho.
O evento é mais uma realização da Prefeitura de Campo Grande, em parceria com a Subprefeitura de Rochedinho, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e do Agronegócio (Sidagro).