A PF-MS (Polícia Federal em MS), como outra Superintendências da PF, deflagrou na manhã desta quinta-feira (23), as Operações Tanque Cheio e Carga Fracionada, ambas de combate ao tráfico de drogas e a lavagem de capitais. As operações, em ação dupla ida as ruas também em outros dois Estados, atingem a mesma organização criminosa, atuante em Mato Grosso do Sul. Foram cumpridos mandados em cidades do Paraná, Santa Catarina e MS.
As ações hoje já tiveram êxito como realizada prisão em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. “O preso possuía frascos etiquetados com amostras de diversos tipos de drogas”, revela a PF ante mandados que foram cumpridos na cidades de Brasília-DF, Caarapó-MS, Coronel Freitas-SC, Chapecó-SC, Xanxere-SC e Maringá-PR.
“O mandado de prisão cumprido em Brasília até não constava do planejamento inicial. No entanto, o alvo fora localizado, horas antes, naquela cidade, possibilitando assim a efetivação da prisão”, aponta a PF.
Conforme a PF, a ‘ida a rua’ hoje, vem de investigações que tiveram início em dezembro de 2023, continuando neste ano,
“Houve ano passado, prisão em flagrante e apreensão de um veículo de carga transportando mais de 200 kg de cocaína ocultos no tanque de combustível. Já em fevereiro e abril deste ano, ocorrências semelhantes foram flagradas pela Polícia Federal, resultando em outros dois flagrantes com veículos e cargas similares, sendo apreendidos, nestes dois casos, um total de 600 kg de cocaína.
As operações
As Operações Tanque Cheio e Carga Fracionada envolveram cerca de 40 Policiais Federais, cumprindo 9 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Todos os mandados foram emitidos pela Vara Criminal da Justiça Estadual de Deodápolis-MS.