O ex-senador Valter Pereira recebeu, nesta quinta-feira (23), a “Medalha Destaques da Década de Reconhecimento – Juvêncio César da Fonseca”, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara de Vereadores. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.
“Na política, a gente tem que deixar um legado, e o senador Valter Pereira deixou legado de homem honesto e probo, e que alcançou todos os cargos no legislativo e nos honrou não apenas aqui no Estado, mas também no Mato Grosso. Essa homenagem é singela perto do que fez por nosso Estado. Essa homanegam é importante à esse grande homem e político”, disse Carlão.
Nascido em Campo Grande, Valter é bisneto de José Antônio Pereira, fundador da cidade de Campo Grande. Líder estudantil e preso várias vezes na década de 1960 pela repressão militar, começou sua militância partidária em 1966, quando participou da fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Disputou sua primeira eleição em 1972, elegendo-se vereador em Campo Grande. Após dois anos no legislativo municipal, elegeu-se deputado estadual. Tornou-se deputado federal em 1979.
Após a divisão do estado de Mato Grosso, elegeu-se deputado estadual em 1982. Em 2002, elegeu-se primeiro suplente do senador Ramez Tebet e, com o falecimento do titular, em novembro de 2006, assumiu definitivamente o mandato no Senado Federal.
Na administração de Mato Grosso do Sul, exerceu os cargos de Secretário de Estado da Educação de 1988 a 1989, e Diretor-Presidente da Enersul (Empresa de Energia Elétrica Mato Grosso do Sul) entre 1995 e 1997.
“É uma alegria muito grande voltar aqui, onde dei o primeiro passo na vida pública como vereador, em 1972. O homens públicos prestam seus serviços através do compromisso que assumem com a sociedade. Essa homanegem, temos que agradecer a quem tomou a iniciativa e a quem aprovou”, disse.