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sexta-feira, 25 de outubro, 2024
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Aprenda a usar o WhatsApp Business: o app que pode aumentar suas vendas!

O WhatsApp é amplamente utilizado por mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, sendo indispensável no cotidiano dos consumidores. Por isso, é essencial incluir essa rede social em sua estratégia de comunicação e vendas. Para obter resultados mais eficazes em seu negócio, é recomendável utilizar o WhatsApp Business.

Para aprimorar seu entendimento sobre essa versão da plataforma e impulsionar suas vendas por meio dela, acompanhe este artigo. Abordaremos os principais aspectos que você precisa dominar para obter sucesso com essa estratégia.

O que é WhatsApp Business?

É a versão do aplicativo voltada para o ramo comercial, para as empresas estabelecerem um relacionamento mais próximo e direcionado com o seu público. Essa versão conta com recursos que não estão presentes no WhatsApp padrão, como automatização de mensagens com listas de transmissão, respostas rápidas, catálogos de produtos e análise de métricas.

Existem dois tipos de contas comerciais no WhatsApp Business: “conta comercial” e “conta comercial oficial”.

A “conta comercial” é uma conta comum, que qualquer empresa que usa o aplicativo. Já a “conta comercial oficial” tem o diferencial de ser verificada. Mas essa verificação não é algo que a empresa pode pagar para ter.

Quem atribui a verificação é o próprio WhatsApp, levando em consideração vários critérios, como por exemplo a popularidade da empresa.

Quando uma conta é verificada, ela recebe uma espécie de distintivo, que pode ser visualizado pelos clientes durante a conversa. Isso é interessante porque ao perceber que a conta é oficial, naturalmente as pessoas sentem mais interesse e confiança na marca.

Aprenda a usar o WhatsApp Business: o app que pode aumentar suas vendas!

Como funciona o WhatsApp Business?

De uma forma geral, as conversas no WhatsApp Business funcionam da mesma maneira do que na versão tradicional do aplicativo. A diferença é que essa versão conta com recursos específicos para empresas, que mencionamos no tópico acima. Vamos explorar um pouco mais sobre cada um deles:

Recursos de mensagem

As mensagens são a alma do WhatsApp, e na versão Business elas ganham algumas ferramentas adicionais que podem facilitar muito a sua comunicação com os clientes. Quem trabalha com o público sabe que existem muitas perguntas frequentes em quase todos os atendimentos, e o WhatsApp Business ajuda a criar mensagens padrões para esse tipo de perguntas.

Com esse aplicativo você pode criar mensagens padrão de saudação e de ausência, ou até mesmo respostas rápidas.

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Direitos autorais: Reprodução/ WhatsApp

A mensagem de saudação é aquela que o cliente recebe quando entra em contato com a sua empresa pela primeira vez ou após o período de 14 dias desde a última conversa.

A mensagem de ausência entre em ação quando você está impossibilitado de responder. Elas são comuns em finais de semana, feriado e fora do expediente, no geral.

Já as respostas rápidas são ótimas para otimizar o seu trabalho. Através delas você pode definir atalhos para que a mensagem completa apareça sem a necessidade de digitá-la por completo.

Para acessar as respostas rápidas, abra o aplicativo e vá em “Configurações”, “Configurações da empresa” e “Respostas rápidas”. Para cadastrar uma nova, aperte no botão com um “+” e preencha as respostas da forma mais detalhada possível, adicionando emojis se quiser. Feito isso, defina um atalho ou palavra-chave para ter acesso a essa resposta de forma mais rápida.

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Direitos autorais: Reprodução/ WhatsApp

Para usar a mensagem durante uma conversa, aperte no caractere “/”. Ao fazer isso, o WhatsApp vai te mostrar uma lista de frases que já foram cadastradas. Digite o atalho ou a palavra-chave correspondente à resposta para encontrá-la e enviá-la.

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é um recurso extremamente útil desse aplicativo. Como o próprio nome já diz, esse recurso te permite cadastrar todos os seus produtos/serviços de forma detalhada já com o preço.

Essas informações ficam disponíveis para todos os clientes que te abordarem no WhatsApp e serve para facilitar o atendimento. Quanto mais detalhado for o seu catálogo, menos você precisará parar para responder perguntas básicas, e terá a oportunidade de conversar com os clientes mais interessados, aumentando suas chances de fechar negócio.

Caso prefira, você também pode compartilhar os dados de cada produto com o cliente durante a própria conversa.

Link curto

Ter que adicionar um número aos contatos antes de conversar com ele no WhatsApp é algo muito cansativo, mas os links curtos resolvem esse problema na versão Business. Você pode criar um link curto e compartilhar no seu perfil no Instagram ou outras redes sociais.

Quando a pessoa clicar nesse link, será levada automaticamente para uma conversa com a sua empresa no WhatsApp. Essa simplicidade agrada muito os clientes, e pode até mesmo te ajudar a fazer mais vendas.

Localização

Se você tem um negócio e atende em ponto físico, a sua localização precisa estar inclusa no seu perfil. Essa é uma das informações mais importantes, e usar o recurso de localização do WhatsApp Business mostra para o seu cliente como te encontrar sem que ele precise te mandar uma mensagem pedindo o endereço e esperar a sua resposta.

Quando o cliente clicar sob o mapa da localização, poderá configurar o GPS para chegar até você sem precisar digitar o endereço. Esse tipo de recurso facilita muito a vida, e com certeza agrega valor à sua marca.

Etiquetas

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Direitos autorais: Reprodução/ WhatsApp

As etiquetas têm a função de categorizar as conversas, organizando-as da maneira mais produtiva para o seu negócio.

Você pode usá-las para marcar as conversas que precisam de um retorno mais rápido, ou as que pode demorar mais para responder. Outra estratégia de organização é etiquetar aquelas que estão com alguma informação pendente.

Para usar as etiquetas na sua conta comercial, o primeiro passo é criar essas etiquetas. Você faz isso acessando o menu principal da sua conta e apertando em “Etiquetas”. Depois disso, aperta no botão de “+” para criá-las.

Se você não tiver nenhuma etiqueta criada, mas queira categorizar uma conversa, selecione uma mensagem dessa conversa e em seguida aperte no ícone de etiqueta, mostrado na parte de cima da tela:

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Direitos autorais: Reprodução/ WhatsApp

Na nova tela, escolha uma etiqueta ou crie uma nova. Para encontrar as mensagens etiquetadas, acesse o menu principal da conta e vá em “Mensagens marcadas”.

Estatísticas

As métricas são essenciais para entender se o seu trabalho está dando resultado e onde você pode melhorar para aumentar os seus lucros. E o WhatsApp Business te ajuda a fazer esse levantamento.

Embora os dados recolhidos pelas ferramentas sejam mais simples, já podem te ajudar a fazer ajustes para um melhor desempenho. Através dessa ferramenta você pode, por exemplo, saber se os clientes estão abrindo as suas mensagens. E se a resposta for negativa, você trabalha para corrigir esse problema o quanto antes.

Para analisar as suas estatísticas, abra o menu principal e aperte em “Configurações”, “Configurações da empresa” e “Estatísticas”. Ao fazer isso uma nova tela com várias informações se abrirão.

O que é a API WhatsApp Business ?

Essa é uma dúvida comum entre os usuários do aplicativo. API é a sigla em inglês para Application Programming Interface (“Interface de programação de aplicativos”, em português). Essa interface pode ser definida como um conjunto de padrões de programação através dos quais é possível fazer a integração entre softwares.

A API do WhatsApp Business tem uma função estratégia muito valiosa no planejamento de marketing, porque possibilita que a rede social seja integrada a CRMs, softwares de automação de marketing e plataformas de atendimento, por exemplo.

Na prática, isso significa que todos esses operados podem ter acesso à sua conta, te dando a oportunidade de centralizar as ações de relacionamento com o cliente.

Aonde posso baixar o WhatsApp Business?

O aplicativo do WhatsApp Business pode ser usado tanto nos dispositivos móveis (versão mobile), no navegador (versão web) ou direto no seu computador (versão desktop). Abaixo mostramos como acessar cada versão:

Mobile

  • O primeiro passo é baixar o aplicativo para ao seu dispositivo Android ou iOS. Não se assuste com a diferença no logo. A versão Business realmente tem a letra “B” ao invés do telefone no centro do balão;
  • Com o aplicativo já instalado, leia e aceita os termos de serviço, tocando no botão “Aceitar e continuar”;
  • O aplicativo te mostrará a opção de usar o número que já está cadastrado na versão tradicional do WhatsApp em seu celular. Se esse for o caso, aceite a opção. Se não, digite o número no qual quer ter a versão Business;
  • Caso opte por usar o mesmo número do WhatsApp tradicional, você poderá migrar todas as conversas para o novo aplicativo;

Web

Assim como a versão tradicional do WhatsApp, a Business também está disponível para o navegador. Para acessar, basta apertar nesse link. Ao fazer isso, o site te mostrará o QR code. Basta fazer a leitura do código para acessar a sua conta.

Desktop

Você pode usar a versão desktop no Windows e Mac. Toque aqui para acessar a página de download do WhatsApp Business desktop e escolha o seu sistema operacional. Com o donwload feito, localize o aplicativo no computador e execute-o. Para finalizar a instalação, siga o passo a passo.

Para logar a sua conta no aplicativo desktop você terá que escanear o QR code, assim como ocorre no WhatsApp Web.

Como usar o WhatsApp para empresas?

O passo é muito simples. Assim que você abrir o menu do aplicativo, poderá ver todos os recursos que ele oferece, inclusive alguns que também estão presentes na versão tradicional do WhatsApp.

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Direitos autorais: Reprodução/ WhatsApp
  • Na função “Novo grupo”, você pode criar grupos e se organizar melhor com os seus clientes.
  • A função “Nova transmissão” deve ser usada quando você quiser encaminhar a mesma mensagem para muitos contatos, como uma promoção, por exemplo. Se os usuários responderem, cada resposta ficará em uma conversa privada.
  • A função “Etiquetas” é aquela que conversamos mais acima, que serve para organizar as suas conversas e pode ser personalizada da melhor forma.
  • “WhatsApp Web” é a opção que você precisa acessar sempre que quiser logar a sua conta comercial no computador, tanto na versão web quanto na desktop.
  • A “Mensagens marcadas” também já foi mencionada por aqui. É nesse local que você encontra as mensagens que etiquetou.
  • O menu de “Configurações”, te permite fazer ajustes no seu perfil: trocar a foto, preencher seu endereço, e-mail, entre outras configurações.
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Direitos autorais: Reprodução/ WhatsApp

E as “Estatísticas” te ajudam a monitorar a efetividade das suas estratégias. Por lá você encontra informações como quantas mensagens enviou, quantas deles foram entregues e lidar pelos usuários, entre outras. . Por fim, temos as “Ferramentas de mensagem”, sobre as quais falamos anteriormente.

Quais são as vantagens e as desvantagens do WhatsApp Business?

A principal vantagem do WhatsBusiness é contam com vários recursos que não estão presentes na versão tradicional do aplicativo. Com eles, você pode organizar suas conversas, otimizar o atendimento aos seus clientes e também o seu tempo, além de ter acesso à métricas que te ajudar a acompanhar o desempenho de sua estratégia, trazendo insights de como obter melhores resultados.

As mensagens automáticas e o catálogo são funções muito valiosas da ferramenta, porque entregam informações para os consumidores em tempo real, e de maneira completa, caso você se empenhe na hora de cadastrá-las. Isso é ótimo porque atende ao nível elevado de exigência do público.

No entanto, esse aplicativo também conta com algumas limitações. Uma delas é que o WhatsApp Business não tem suporte para que várias pessoas trabalhem na mesma conta, usando computadores diferentes. Isso não a torna uma boa opção para negócios grandes.

Além disso, as estatísticas oferecidas pelo aplicativo são limitadas. Não é possível medir o nível de satisfação dos clientes ou o tempo de resposta, por exemplo.

Mas apesar dos pesares, se você tiver um negócio pequeno e não precisar de recursos tão aprimorados, o WhatsApp Business certamente vai te atender bem.

10 passos para vender mais com o WhatsApp Business

1. Responda rápido

Esse é um dos passos mais importantes. Ninguém tem paciência para ficar horas esperando uma resposta básica. Se você não atender rápido, seu cliente vai procurar outra empresa. Portanto, organize sua rotina para sempre ter tempo hábil para responder o WhatsApp.

Invista nas respostas rápidas para economizar o seu tempo e também em automações que facilitem o processo de atendimento pelo cliente.

2. Crie um catálogo – e preencha-o detalhadamente

Um catálogo bem preenchido vai te levar longe. Isso porque os clientes conseguem obter as informações de produtos/serviços e valores de forma instantânea, sem precisar te mandar mensagem. Isso otimiza o tempo deles, o que é um grande diferencial no processo de compra.

Além disso, um catálogo bem preenchido também poupa o seu tempo. Você não vai precisar parar para responder perguntas simples, como os sabores dos bolos que você vende, e o preço por kg de cada um, por exemplo. Ao invés disso, poderá focar em atendimentos mais importantes, como encomendas.

3. Compartilhe a sua localização

Imagina ter que parar o serviço apenas para responder onde você está localizado? Se a sua empresa tem um volume intenso de produções, isso é simplesmente inviável. Então aproveite que o WhatsApp Business oferece esse recurso e adicione a localização.

Você não faz ideia do quanto isso vai otimizar a sua rotina.

4. E os seus horários de atendimento

Esse tópico vai de encontro ao de cima. Mas além de economizar o seu tempo, isso também é fundamental para a experiência do cliente. Imagine que você não abra durante a manhã, mas isso não está especificado no seu perfil.

Há muitas grandes das pessoas assumirem que você estará aberto nesse período, segundo o comportamento do comércio, e se locomover até o seu estabelecimento em vão. Essa é a receita para gerar clientes frustrados e prejudicar os seus ganhos.

5. Não menospreze o valor da resposta de ausência

Trabalhar com público não é uma missão simples. Muitas vezes as pessoas não entendem que você também tem imprevistos e o seu tempo de descanso. Usar essas respostas ajuda a mantê-los informado sobre a sua rotina, além e certifica-los que a sua mensagem foi recebida e será respondida assim que você estiver de volta.

6. Entregue conteúdo

Se você tiver tempo em sua rotina ou alguém para te ajudar, envie conteúdos relevantes para o seu público. Se você trabalhar com bolos, por exemplo, pode mandar esporadicamente dicas para que o bolo fique sempre fofo, conselhos de melhores sabores para cada ocasião, ou como fazer uma decoração simples mas linda, por exemplo.

Isso é marketing de atração, fornecer conteúdo relevante para atrair as pessoas, criar vínculos com elas e colocar sua empresa em uma posição de autoridade. Dessa forma, quando você enviar ofertas, elas estarão mais dispostas a comprar. Isso, é claro, além de manter sua marca bem vista para eles.

7. Use etiquetas

Se você recebe muitas mensagens no WhatsApp pode facilmente se perder nos prazos e deixar de responder os clientes importantes. As etiquetas te ajudam a se organizar e minimizar esse tipo de erro o máximo possível.

8. Use listas de transmissão

Quando quiser informar seus clientes sobre o mesmo assunto, opte pelas listas de transmissão ao invés dos grupos. Nos grupos, os participantes podem acessar as informações dos outros, e isso não é legal. Já nas listas de transmissão, há uma total confidencialidade sobre cada pessoa.

Além disso, as listas de transmissão mandam mensagens individuais para os seus clientes, o que torna as chances da sua mensagem ser lida muito maior.

9. Tenha uma linguagem leve

Ser formal demais no WhatsApp é um risco. Isso porque essa rede social é super descontraída, é o canal de comunicação com as pessoas mais próximas.

Se você usar palavras muito rebuscadas e mensagens enormes, provavelmente deixará seus clientes desinteressados. Agora, se for descontraído e leve, você conseguirá mais identificação, além de reforçar o lado humano do seu negócio.

10. Atualize seus clientes

Vai emendar feriado e passar mais dias fechado? Informa. Precisou fechar a loja mais cedo em um determinado dia? Informe. Terá que fazer uma viagem de última hora? Informe.

Use a sua conta como um canal de informações, não apenas de venda. Assim os seus clientes perceberão que você realmente se importa.

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