10/02/2015 15h00
Aspirador de pó robótico ‘ataca’ mulher na Coreia do Sul
O Globo
Deitar no chão para tirar uma soneca pode não ser uma boa ideia em casas com aspiradores robóticos. Uma moradora da cidade de Changwon, na Coreia do Sul, aprendeu a lição da pior maneira possível. Enquanto dormia, ela foi “atacada” pela máquina, que ficou enroscada em seus cabelos. Bombeiros foram chamados para salvar a mulher, que, apesar do susto, não teve ferimentos graves.
A história foi contada pelo jornal local “Kyunghyang Shinmun”, que não revelou o nome da vítima. O diário apontou que pessoas com a cultura de sentar e deitar no chão — como sul-coreanos e japoneses —, devem se preocupar com os robozinhos que limpam a casa.
Os aspiradores robóticos não são uma novidade, mas nos últimos anos eles se popularizaram em alguns países. O Roomba, da iRobot, foi lançado em 2002 e já vendeu mais de 10 milhões de unidades. Na Coreia do Sul, terra das gigantes LG e Samsung, são dezenas as marcas que oferecem produtos similares.
Os robôs possuem sensores para desviarem de objetos e sistema de sucção, que aspira a poeira do chão com o auxílio de pequenas escovas. Alguns modelos podem ser agendados para executar a limpeza em determinados dias e horários automaticamente.