Neste sábado (8), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) da Prefeitura de Campo Grande, promove o Dia D de vacinação contra a Poliomielite (Paralisai Infantil). A Capital terá oito pontos polos pelo município, sendo seis unidades de saúde, que estarão abertas durante todo o dia e pontos itinerantes em dois shoppings. O dia especial é para atendimento de crianças de um a 5 anos (completados até hoje), que é o público alvo desta imunização em campanha.
Conforme cronograma da Sesau, a vacinação acontecerá nas USFs Noroeste, Silvia Regina, Moreninha, Parque do Sol, 26 de Agosto e Vila Cox, das 7h às 17h, além dos Shoppings Norte Sul, das 10h às 18h e Bosque dos Ipês, das 10h às 17h. No domingo (09), a vacinação segue em dois pontos: Shopping Norte Sul, das 10h às 18h e Bosque dos Ipês, das 10h às 17h.
A titular da Sesau, Rosana Leite de Melo, destaca a importância da população aproveitar o Dia D, onde diversas unidades e pontos itinerantes que estarão abertos para atender a população.
“Este é um momento crucial para todos colocarem suas vacinas em dia. A vacinação é a melhor ferramenta de proteção que temos, tanto individual quanto coletivamente. Todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, incluindo as contra a gripe e a Covid-19. É fundamental que todos aproveitem esta oportunidade para garantir sua proteção e a de seus familiares”, diz.
Em Campo Grande, o público estimado da campanha é de 62.682 crianças de um a menor de 5 anos As crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP), e as crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário com VIP.
Doença
A Poliomielite, popularmente conhecida como “paralisia infantil”, é uma doença viral, que pode provocar a paralisia muscular, especialmente nos membros inferiores. No Brasil, o último caso de poliomielite ocorreu em 1989. Em 1994 o País recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, porém em 2023, devido principalmente a queda nas coberturas vacinais, o Brasil foi classificado como país de alto risco para reintrodução do poliovírus.
Sintomas
Febre, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, diarreia, vômitos e rigidez na nuca são os sintomas mais comuns da infecção pela poliomielite. Não existe tratamento contra a doença, o que os médicos fazem, em caso de internação, é tratar os sintomas de acordo com o que apresenta o paciente.