27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de novembro, 2024
spot_img

Quer organizar uma festa junina, mas não sabe como fazer? Confira 5 coisas que não podem faltar no seu arraial

Já estamos no aguardado mês de junho, caracterizado pelas tradicionais festas juninas, ou quermesses como também são chamadas por aí. Pelos próximos dias, igrejas, escolas, associações, empresas, condomínio e até vizinhos de rua se juntam para promoverem seus próprios arraiás.

A história conta que a implantação destas festas no Brasil aconteceu através dos portugueses, no período colonial. Em Portugal, era chamada de Festa Joanina, possivelmente pelo fato de acontecer em junho, ou talvez em alusão ao São João, principal santo daquele país.

Aliás, para os devotos católicos, a celebração é para o trio de santos Antônio, João e Pedro, cujas festividades acontecem neste mês, respectivamente nos dias 13, 24 e 29. Já para outros, a festa marca o início da colheita do milho e a devoção aos deuses da fertilidade e natureza pelos povos originários para que a safra fosse produtiva.

Se você pretende organizar uma festa junina no seu ambiente de trabalho, na organização social para qual atua ou mesmo no condomínio ou com os vizinhos do bairro, o site Enfoque MS preparou uma lista com cinco itens que não podem faltar em nenhuma quermesse, seja junina, julhina ou até mesmo agostina. Confira abaixo:

Quer organizar uma festa junina, mas não sabe como fazer? Confira 5 coisas que não podem faltar no seu arraial
Foto: Ilustração

Comida em abundância!

Todo mundo que é fã de festa junina sabe bem que a principal atração está nas comidas típicas e que fazem alusão a roça e ao milho. Exatamente por conta disso, é preciso ter muitos pratos na mesa para servir aos convidados, entre as opções gastronômicas estão o arroz carreteiro, bolo de milho, pamonha, canjica, espetinho, torta de milho, entre outros.

Bebidas fortes

Outro ponto alto das quermesses está na bebida, especialmente os tradicionais e populares ‘Quentões’, feito a partir da mistura da cachaça, cascas de frutas, gengibre e especiarias como cravo e canela em pó, obviamente tudo sendo misturado e fervido na panela antes de ser servido. Também há quem goste de vinho quente, chá-mate ou conhaque.

Roupas típicas da roça

Como você já percebeu, as festas juninas são uma celebração cultuada nas cidades do interior, de cultura caipira. Exatamente por conta disso, quem participa das festas precisa estar usando roupas do tipo, sendo o básico vestido ou camisa xadrez, calça jean surrada, cinto de couro e de fivela grande, botina e o item mais importante: o chapéu!

Brincadeiras e quadrilhas

Outra importante atividade que marca essas celebrações populares são as brincadeiras, antigas e muito simples de serem organizadas, como a clássica pescaria, tiro ao alvo, subir no pau de sebo, corrida maluca e a dança das cadeiras. Nesse quesito também entram as dança das quadrilhas, ou casamento caipira, que consiste numa bailada de casais ao som da música sertaneja ou forró seguindo as ordens de um locutor, que conduz os passos.

Decoração e a fogueira

A fogueira vem da cultura pagã dos povos originários, que usavam o fogo como instrumento para espantar os maus espíritos, mas a Igreja Católica usa como devoção aos seus santos, sendo detalhado que a fogueira quadrada é para o Santo Antônio, a redonda para São João e a triangular para São Pedro. Além disso, a decoração precisa ter bandeirinhas coloridas penduradas em varal e barracas oferecendo guloseimas, bebidas, comidas e aquelas que não podem faltar: barraca do beijo, cadeia do amor e correio-secreto ou elegante.

Fale com a Redação