O semestre de seis primeiros meses do ano ainda nem fechou, mas o vírus da Influenza/gripe já chegou a 50 mortes em Mato Grosso do Sul em 2024. Um jovem de apenas 20 anos, acabou sendo umas vítimas mais recente, conforme boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado nesta sexta-feira (21).
Os dados, deste último levantamento semanal, revelam seis novas mortes por Influenza np Estado, entre números dos ótimos sete dias, de 14 a 21 de junho. O levantamento divulgado semanalmente aponta 514 casos confirmados da doença nestes incompletos seis meses do ano.
O registro de óbitos durante todo o ano chegaram a 50, em diversos municípios, mas sobretudo, em Campo Grande e Dourados. Os mais recentes, chamando atenção, foram de jovens homens, um de 42 anos, em Campo Grande, no dia 15 de junho, e, outro de 20 anos, no dia 08/06, em Miranda. Outros últimos óbitos foram de mulheres, mas idosas, uma de 77 anos, no dia 12/06, em Campo Grande; outra mulher, de 88 anos, no dia 10/06, em Ponta Porã; uma mulher, de 71 anos, no dia 08 de junho em Ponta Porã .
Conforme os dados da SES, entre os 514 casos confirmados, todos são de Influenza A, subdivididos entre 119 do tipo H1N1, outros 303 do H3N2, e, 92 não subtipado. Já dos 50 óbitos, nove foram provenientes de H1N1, 36 com H3N2, e, cinco não subtipado.
Vacina x Hospital
Em Campo Grande, 247 pessoas estão hospitalizadas tratando a doença. Em Dourados são 29. Em Ponta Porã são 29. Em Corumbá são 26. Há aidna demais casos isolados em diversos municípios de MS.
A Secretaria destaca que a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para proteger contra essa doença e, principalmente, contra a evolução para complicações, ir a internações e no pior chegar ao óbitos.
A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.