26.8 C
Campo Grande
sábado, 26 de outubro, 2024
spot_img

Em menos de seis meses, fogo já destruiu 541 mil hectares do Pantanal

Entre 1º de janeiro a 22 de junho deste ano, as queimadas florestais destrói parte do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, já incinerou a 541.575 hectares, área equivalente a quase quatro cidades de São Paulo. As informações são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia (Lasa ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O balanço foi divulgado na tarde de ontem por meio da plataforma ‘Alarmes’, que também permite visualizar no mapa a progressão dos incêndios no Pantanal nos últimos 60, 30, 15 e sete dias. Analisando os dados mais antigos, o mapa revela que parte da área apresentava níveis altos (laranja) e muito altos (vermelho) de incêndios. Nos últimos sete dias, porém, a classificação subiu para o nível máximo.

Em menos de seis meses, fogo já destruiu 541 mil hectares do Pantanal
Nos últimos sete dias a classificação da área passou para o maior nível. (Foto: Lasa)

Atualmente, o combate aos incêndios florestais no Pantanal está sendo realizado por via terrestre, aquática e aérea.

Na semana passada, durante uma reunião com o Ministério do Meio Ambiente, o Governo do Estado solicitou apoio adicional. Como resultado, as brigadas sul-mato-grossenses contarão com mais três aeronaves do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e quatro aeronaves de grande porte do Exército para auxiliar nas operações.

No combate direto ao fogo, o Corpo de Bombeiros de MS vem usando de tecnologia que permite direcionar as equipes das mais diversas formas para os locais com detecção dos focos, além de auxiliar em uma atuação mais eficiente.

Fale com a Redação