Equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) estiveram entre a noite de ontem (13) e madrugada de hoje (14), percorrendo as ruas de Campo Grande para incentivar o recolhimento de pessoas em situação de rua.
Apenas cinco aceitaram o convite para abrigo, mesmo com os termômetros registrando temperatura de 9,8°C, com sensação térmica de -1,7°C, na Capital. Outras 35 pessoas recusaram acolhimento, mas receberam cobertores.
Na madrugada do dia anterior, sábado (13), Campo Grande registrou a menor temperatura do ano, 10ºC, com sensação térmica em -4 °C. No mesmo dia, a SAS realizou 22 abordagens por meio de busca ativa, sendo que 11 pessoas aceitaram acolhimento e outras 11 recusaram. Neste fim de semana, um homem morreu por suspeita de hipotermia na região das Moreninhas.
Na Capital, a SAS pede ajuda da população para estar identificando os pontos onde existem pessoas em situação de vulnerabilidade. O atendimento do serviço de acolhimento pode ser solicitado por telefone: (67) 9-9660- 1469 ou (67) 9-9660- 6539.
As abordagens e oferta do serviço de abrigos ocorrem 24 horas por educadores sociais e psicólogos. “Nas unidades de acolhimento são oferecidas quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas da SAS, há alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública”, explicou a SAS.