24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

Dia do Escritor: confira 2 autores imortais da literatura sul-mato-grossenses para você ‘poetizar’ hoje!

Nessa quinta-feira (25) é celebrado o Dia do Escritor, profissão essa que atravessa gerações e se reinventa ante aos avanços da tecnologia.

Os autores são conhecidos pela dedicação à arte de escrever, compartilhando suas histórias, reflexões e sonhos com o mundo.

A data foi instituída em 1960, durante o I Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE).

A partir de então, passou a ser um momento para reconhecer e valorizar a importância da literatura na cultura e educação do país.

O dia também é um convite para todos, escritores e leitores, a continuarem a explorar e a valorizar a literatura em suas múltiplas formas e expressões.

Por meio dos livros, os leitores têm a oportunidade de viajar por mundos imaginários, conhecer diferentes culturas e perspectivas, além de refletir sobre a realidade que os cerca.

Diversas iniciativas buscam incentivar a leitura e a produção literária, como feiras de livros, concursos literários e oficinas de escrita criativa.

Mato Grosso do Sul é berço de grandes talentos literários e o site Enfoque MS mostra para você dois escritores locais que se destacam no cenário nacional. Confira a lista:

1. Manoel de Barros

Dia do Escritor: confira 2 autores imortais da literatura sul-mato-grossenses para você 'poetizar' hoje!
Manoel de Barros (Foto: Arquivo/Divulgação/Fundação Manoel de Barros)

Nascido em Cuiabá, no estado que na época ainda era Mato Grosso, Manoel de Barros é uma das figuras mais proeminentes da poesia brasileira.

Radicado em Campo Grande, sus poemas são marcados por um lirismo singular e um profundo amor pela natureza.

As obras se destacam por um lirismo que valoriza as coisas simples e cotidianas, muitas vezes explorando a natureza e a infância com uma perspectiva singular.

Confira alguns livros do autor:

  1. “Poemas Concebidos Sem Pecado” (1937) – O primeiro livro de Manoel de Barros, que já mostrava seu estilo peculiar e seu amor pela simplicidade.
  2. “Compêndio para Uso dos Pássaros” (1960) – Este livro reflete seu olhar poético sobre a natureza e os seres que a habitam.
  3. “Gramática Expositiva do Chão” (1966) – Nesta obra, Manoel de Barros continua a explorar a relação entre o homem e a terra, com uma linguagem que beira o surrealismo.
  4. “O Guardador de Águas” (1989) – Um dos livros mais emblemáticos do autor, onde ele aprofunda sua poética da infância e da natureza.
  5. “Livro Sobre Nada” (1996) – Considerado uma obra-prima, este livro reflete sobre a própria essência da poesia e da criação literária.
  6. “Retrato do Artista Quando Coisa” (1998) – Mais uma vez, Manoel de Barros nos convida a ver o mundo através de seus olhos únicos, onde as coisas simples ganham novos significados.
  7. “Memórias Inventadas – As Infâncias de Manoel de Barros” (2003) – Neste livro, o autor revisita suas memórias de infância, misturando realidade e imaginação com seu estilo inconfundível.

2. Maria da Glória Sá Rosa

Dia do Escritor: confira 2 autores imortais da literatura sul-mato-grossenses para você 'poetizar' hoje!
escritora Maria da Glória Sá Rosa, a Glorinha, deixou um legado de ações que vão perdurar para sempre na história do Mato Grosso do Sul – Divulgação

Professora, ensaísta e escritora, Maria da Glória nasceu em Corumbá e se destacou por sua contribuição à educação e à literatura brasileira.

Autora de diversas obras que exploram a história e a cultura de Mato Grosso do Sul, ela deixou um legado importante para as gerações futuras.

Confira alguns livros da autora:

  1. “Entre a Literatura e a História: A Evolução da Prosa de Ficção em Mato Grosso do Sul” (1992) – Este livro analisa a evolução da prosa de ficção na região, explorando a literatura sul-mato-grossense em um contexto histórico.
  2. “Memória e Imaginário: Estudos de Literatura Contemporânea” (2004) – Uma coletânea de ensaios que investiga a literatura contemporânea, abordando temas de memória e imaginário.
  3. “História da Literatura Sul-Mato-Grossense” (2005) – Um estudo abrangente sobre a literatura de Mato Grosso do Sul, mapeando autores e obras que contribuíram para a identidade literária da região.
  4. “Imaginário Social e Ensino da Literatura” (2007) – Neste livro, Maria da Glória Sá Rosa discute o papel do imaginário social no ensino da literatura, propondo abordagens inovadoras para a educação literária.
Fale com a Redação