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sexta-feira, 22 de novembro, 2024
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O que se sabe sobre queda de avião da Voepass em Vinhedo que matou 61

A tarde desta sexta-feira (9) foi marcada pela tragédia que vitimou 61 pessoas em Vinhedo, interior de São Paulo, após a queda do avião ATR-72 da Voepass Linhas aéreas. O acidente, que é o quinto maior da história da aviação comercial no país, fez com que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretasse luto oficial de três dias, assim como os governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Entre as pessoas que estavam a bordo, 57 eram passageiros e quatro, tripulantes. Ainda não se sabe as causas da queda, mas as caixas-pretas já foram encaminhadas a Brasília para as investigações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Veja tudo o que se sabe até o momento sobre a tragédia.

Percurso foi seguido normalmente até por volta das 13h

A aeronave decolou de Cascavel (PR), às 11h50, e deveria pousar em Guarulhos (SP), às 13h45. Segundo informações da FAB, a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato do radar ocorreu às 13h22.

Aeronave caiu no jardim de casa em condomínio

Às 13h28 foi reportada queda em um condomínio residencial no bairro Capela, em Vinhedo, a 464,4 km de São Paulo. A Defesa Civil informou que a aeronave explodiu ao cair no chão. Desde o primeiro momento, as autoridades informaram que ninguém a bordo sobreviveu. Apesar de a aeronave ter explodido na garagem de uma casa, nenhuma pessoa foi atingida em solo. Vídeos registraram o momento que o avião caiu.

+ Vídeos mostram queda de avião que matou 61 pessoas em SP; não houve sobreviventes!

Quem são as vítimas

De acordo com a Voepass, a tripulação tinha todas as certificações necessárias para o voo e era formada por pessoas experientes. A equipe era formada por: Danilo Santos Romano, comandante; e Humberto de Campos Alencar e Silva, co-piloto; Debora Soper Avila, comissária; Rubia Silva de Lima; comissária.

Entre os passageiros, estavam pai e filha: Liz Ibba Santos, de três anos e Rafael Fernando dos Santos, que viajavam para celebrar o Dia dos Pais; as médicas residentes de oncologia clínica Arianne Albuquerque Estevan Risso e Mariana Comiran Belim; o árbitro de judô Edilson Hobold, de 52 anos, também estão entre as vítimas. A lista completa foi disponibilizada por volta das 18h de sexta-feira.

Veja, em ordem alfabética, a lista dos passageiros e tripulantes:

  1. ADRIANA SANTOS
  2. ADRIANO DALUCA BUENO
  3. ADRIELLE COSTA
  4. ALIPIO SANTOS NETO
  5. ANA CAROLINE REDIVO (formada em 2014 em administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, atualmente trabalhava como nutricionista)
  6. ANDRE MICHEL, de 62 anos (representante comercial, natural de Campo Bom, RS)
  7. ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
  8. ARIANNE RISSO (médica residente em oncologia no Hospital do Câncer de Cascavel)
  9. DANIELA SCHULZ FODRA (fisiculturista e mulher do passageiro Hiales Carpini Fodra; morava em Naviraí, MS)
  10. DANILO SANTOS ROMANO, de 35 anos (piloto do avião da Voepass; morava em São Paulo e trabalhava na companhia aérea desde 2022)
  11. DÉBORA SOPER AVILA, de 29 anos (comissária de bordo do avião da Voepass; natural de Porto Alegre)
  12. DENILDA ACORDI
  13. DEONIR SECCO (professor do curso de engenharia agrícola no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste)
  14. DIOGO AVILA
  15. EDILSON HOBOLD, de 52 anos (professor do curso de educação física no campus de Marechal Cândido Rondon Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste; atuou por muitos anos como árbitro de judô)
  16. ELIANE ANDRADE FREIRE
  17. GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA (professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e mulher de Nélvio José Hubner)
  18. HADASSA MARIA DA SILVA (formada em ciências contábeis no campus de Cascavel da Universidade Federal do Oeste do Paraná, Unioeste)
  19. HIALES CARPINE FODRA, de 33 anos (policial rodoviário federal e marido de Daniela Schultz Fodra; nascido em Moreira Sales, PR, morava em Naviraí, MS)
  20. HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA, de 61 anos (copiloto do avião da Voepass)
  21. IOSLAN PEREZ
  22. ISABELLA SANTANA POZZUOLI
  23. JOSÉ CARLOS COPETTI, de 45 anos (gerente de logística, morava em Jacareí, SP)
  24. JOSÉ CLOVES ARRUDA, de 76 anos (aposentado e marido de Maria Auxiliadora Vaz de Arruda; morava em Guaratinguetá, SP)
  25. JOSÉ ROBERTO LEONEL FERREIRA (médico radiologista do Hospital Policlínica de Cascavel e professor aposentado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste)
  26. JOSGLEIDYS GONZALEZ
  27. KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
  28. LAIANA VASATTA (advogada)
  29. LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
  30. LIZ IBBA DOS SANTOS, de 3 anos (filha do passageiro Rafael Fernando dos Santos, morava em Florianópolis)
  31. LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
  32. LUCIANI CAVALCANTI
  33. LUCIANO TRINDADE ALVES
  34. MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA, de 74 anos (aposentada e mulher de José Cloves Arruda; morava em Guaratinguetá)
  35. MARIA PARRA
  36. MARIA VALDETE BARTNIK
  37. MARIANA BELIM (médica residente em oncologia no Hospital do Câncer de Cascavel e intensivista na UTI adulta do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, HUOP)
  38. MAURO BEDIN
  39. MAURO SGUARIZI
  40. MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
  41. NÉLVIO JOSÉ HUBNER (procurador municipal em Toledo-PR e marido de Gracinda Marina Castelo da Silva)
  42. PAULO ALVES
  43. PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO (analista de pesquisa de mercado, morador de Bom Jesus dos Perdões, SP)
  44. RAFAEL ALVES
  45. RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS, de 41 anos (programador e pai da menina de Liz Ibba dos Santos, de 3 anos; morava em Florianópolis)
  46. RAPHAEL BOHNE (empresário nascido em Fortaleza)
  47. RAQUEL RIBEIRO MOREIRA (professora de pós-graduação em letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste)
  48. REGICLAUDIO FREITAS (empresário nascido em Limoeiro do Norte, CE)
  49. RENATO BARTNIK
  50. RENATO LIMA
  51. RONALDO CAVALIERE, de 43 anos (representante comercial, morava em Maceió)
  52. ROSANA SANTOS XAVIER
  53. ROSANGELA MARIA DEOLIVEIRA
  54. ROSANGELA SOUZA
  55. RUBIA SILVA DE LIMA, de 41 anos (comissária de bordo do avião da Voepass; trabalhava na companhia aérea havia 14 anos e morava em Ribeirão Preto, SP)
  56. SARAH SELLALANGER (pediatra, atendia no pronto-socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, HUOP)
  57. SILVIA CRISTINA OSAKI (veterinária e professora da Universidade Federal do Paraná-UFPR, onde dava aulas desde 2009)
  58. SIMONE MIRIAN RIZENTAL
  59. THIAGO ALMEIDA PAULA (representante comercial; nascido no Ceará, morava em Mossoró, RN)
  60. TIAGO AZEVEDO
  61. WLISSES OLIVEIRA (empresário nascido em Fortaleza)

Tempo apresentava instabilidade no momento do acidente

Especialistas acreditam que o mau tempo pode ter contribuído para o acúmulo de gelo nas asas. Pilotos que sobrevoaram São Paulo na sexta (9) confirmaram uma condição atmosférica fora do normal. O ATR-72 é um avião de médio porte com boa reputação de segurança. Por características de projeto, voa a uma altitude inferior à operada pelos grandes jatos, justamente onde ocorre uma maior formação de gelo na atmosfera.

+ Acidente em Vinhedo é o quinto mais fatal em solo brasileiro; relembre outras quedas

Avião teria passado por manutenção na noite anterior ao acidente

Em coletiva de imprensa na noite de sexta, responsáveis pela Voepass informaram que o ATR-72 passou por manutenção na noite anterior ao acidente. Segundo a empresa, tudo estava dentro do padrão técnico observado pela companhia. Ainda de acordo com os representantes da Voepass, o avião estava em rota normal até a queda. Os empresários lembraram que ainda precisam ser analisadas informações para que as causas sejam compreendidas.

Órgãos de fiscalização prometem celeridade na entrega de relatório

Os dois gravadores do avião que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9), já foram recuperados pelas equipes do Seripa (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). As duas caixas-pretas foram encaminhas para Brasília para análise e investigação. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa.

Segundo o órgão, não se sabe quando elas chegarão a capital federal. “Tudo depende do grau de destruição dos gravadores. Não consigo dizer agora em quanto tempo isso vai acontecer”, diz chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno. Durante a coletiva, as autoridades prometeram celeridade na entrega do relatório do caso, mas não há prazo estabelecido para a conclusão das investigações.

Fonte: R7

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