22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de outubro, 2024
spot_img

Ana Patrícia e Duda serão as porta-bandeiras do Brasil no encerramento de Paris 2024

Campeãs olímpicas no vôlei de praia, as brasileiras irão carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento da Olimpíada

Ana Patrícia e Duda ganharam outro prêmio depois da conquista do ouro no vôlei de praia feminino em Paris 2024. As duas campeãs Olímpicas foram também convidadas como porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Encerramento dos Jogos, que acontecerá neste domingo (11), às 15h, no Stade de France. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez um pedido especial para que duas mulheres portassem o símbolo nacional.

O protocolo do COI (Comitê Olímpico Internacional) exige que a dupla de porta-bandeiras das delegações seja formada por um homem e uma mulher. Entretanto, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) solicitou uma exceção da para que fossem duas mulheres e o COI aceitou o pedido.

Diferentemente da cerimônia de abertura, realizada no Rio Sena, a festa de encerramento vai acontecer em ambiente fechado. Palco das partidas de rugby e do atletismo nos Jogos Olímpicos, o Stade de France será a sede da festa.

“Duda e Ana Patrícia representaram com excelência os principais valores olímpicos e nos encheram de orgulho. Quebraram um jejum de ouros para o Brasil no vôlei de praia que perdurava por 28 anos, desde o histórico título de Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996. O bandeira brasileira está em excelentes mãos”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB, ao site da entidade.

A lista de porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Encerramento inclui Maurren Maggi (Beijing 2008), Esquiva Falcão (Londres 2012), Isaquias Queiroz (Rio 2016) e Rebeca Andrade (Tóquio 2020). As escolhas consideram o desempenho esportivo. O mérito de Ana Patrícia e Duda é evidente.

Título emblemático

Duda e Ana Patrícia foram responsáveis pelo terceiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Muito mais do que isso, ao vencer as canadenses Melissa Brandie na final, a dupla encerrou um jejum de 28 anos do vôlei de praia feminino longe do lugar mais alto do pódio em Olimpíadas.

A medalha de ouro no emblemático Estádio da Torre Eiffel consagrou uma das parcerias mais vitoriosas no vôlei de praia. Juntas, Duda e Ana Patrícia já conquistaram ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, títulos nos campeonatos mundiais adulto e de base, além dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Fale com a Redação