A Força Nacional de Segurança vai estar presente em Mato Grosso do Sul no domingo (18) para garantir o reforço policial durante a realização das provas do chamado Concurso Nacional Unificado (CPNU), o maior certame da história do País.
A determinação partiu do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que autorizou o emprego do efetivo em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado, sob a coordenação da Polícia Federal.
O documento não informa em quais municípios a Força Nacional vai atuar, entretanto, a prova será aplicada somente em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Em MS, são 33.767 candidatos inscritos.
Ao todo, serão oito estados que terão a Força Nacional atuando: Amazonas, Roraima, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
O CPNU consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.