Provas, que serão aplicadas neste domingo, serão feitas por mais de 2,1 milhões de pessoas, que disputam 6.640 vagas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai acompanhar a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como ‘Enem dos Concursos’, que ocorre neste domingo (18). Às 11h, o petista deve visitar a sala de situação da Dataprev, onde será feito o trabalho de monitoramento para tratamento de incidentes e respostas do certame. Além de Lula, estão previstas as presenças de ministros, como a da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e outros titulares de pastas da Esplanada.
Em sua primeira edição, o concurso será disputado por mais de 2,1 milhões de pessoas para concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.
Mato Grosso do Sul teve destaque com 34.449 residentes do Estado entre os mais de 2,1 milhões de candidatos que efetuaram o pagamento da inscrição ou obtiveram isenção, porém 682 desistiram e pediram reembolso após o adiamento. Esse número colocou o Estado na 21ª posição em termos de quantidade de inscritos em relação ao total nacional.
Foram definidos 3.647 locais de prova e 72.041 salas, distribuídas em 228 municípios, em todos os estados, o que segundo o Ministério da Gestão, permite que 94,6% da população esteja apta a participar com deslocamento de até 100 km.
A sala de situação, que fica no edifício-sede da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), em Brasília, vai monitorar, em tempo real, o andamento das provas. A sala funcionará das 6h às 20h.
Segundo o Ministério da Gestão, a Equipe para Tratamento de Incidentes e Respostas do concurso vai atuar com o objetivo de agilizar a tomada de decisões pelas autoridades do governo federal, caso ocorram quaisquer intercorrências que possam ter impacto na realização das provas.
“A equipe também estará conectada ao Centro Nacional de Comando e Controle (CNCC) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e a todos os 27 Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) das Secretarias Estaduais de Segurança Pública, assim como estará integrada às 27 Coordenações Regionais da Fundação Cesgranrio, realizadora do concurso”, informou a pasta.
‘Enem dos Concursos’
As provas do CNU serão aplicadas no próximo domingo (18). As informações estão no cartão de confirmação, que já está disponível para consulta. O gabarito das provas será divulgado no dia 20, quando também começa o prazo para recursos. O resultado está previsto para o dia 21 de novembro. A convocação dos aprovados, a posse e o curso de formação ocorrerão a partir de janeiro de 2025.
Fonte: R7