26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 4 de dezembro, 2024
spot_img

Empreendedorismo Feminino: Globalização abre novas possibilidades para negócios em MS

Empreendedoras interessadas em expandir seus negócios para o mercado internacional encontraram uma oportunidade única no evento “Mulheres no Comando – Conquistando o Mercado Global”. A iniciativa, promovida pelo Sebrae/MS por meio do programa Sebrae Delas e pela BPW Campo Grande – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, ocorreu na sede do Sebrae em Campo Grande na noite da última sexta-feira (16).

Para dar dicas às mulheres e mostrar que é possível apostar no mercado internacional, o destaque foi a palestra de Mara Catarina Leite, diretora nacional da Comissão das Mulheres da BPW Portugal e especialista em comércio exterior. Ela trouxe detalhes da vida pessoal e profissional, pontuando os percalços que foram driblados com um comportamento empreendedor, além de oferecer insights sobre como superar as fronteiras.

De acordo com Mara Catarina Leite, a estratégia e o planejamento são fundamentais em uma jornada de expansão global. “Para empreender e internacionalizar negócios, é preciso antes de tudo ter estratégia e planejamento. Sem isso, não se vai a lugar nenhum. E é possível encontrar todas as instruções e acompanhamento no Sebrae”, disse.

Empreendedorismo Feminino: Globalização abre novas possibilidades para negócios em MS
Participantes da Jornada Global do programa Sebrae Delas

Eliene Amorim Costa, presidente da BPW Campo Grande, reforçou a importância da preparação para o sucesso das mulheres no comando de seus negócios. “Estamos conquistando nosso espaço no empreendedorismo feminino, especialmente quando estamos bem-preparadas”, comentou.

Por meio das parcerias e ações, o Sebrae quer estimular cada vez mais as mulheres a expandirem mercados. A instituição já possui um trabalho que é referência nacional em empreendedorismo feminino, e segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, agora, o momento é de priorizar a internacionalização dos pequenos negócios.

“O Sebrae, por 14 anos, tem sido referência em empreendedorismo feminino. Estamos resgatando a internacionalização, um aspecto fundamental para o crescimento dos negócios. Sabemos que é o momento de investir no potencial das nossas empreendedoras, para que possam ampliar o seu mercado, conquistar os seus objetivos e de fato expandirem os negócios”, acredita.

Neste sentido, de forma inédita, o programa Sebrae Delas ofereceu em 2024 a Jornada Global, um acompanhamento para empresárias com potencial de internacionalização. Como parte da iniciativa, em outubro, as participantes participarão da primeira missão empresarial internacional do programa, com destino à região de Tarapacá, no norte do Chile. O objetivo é explorar novos mercados e estabelecer conexões internacionais, alinhado à estratégia do Sebrae/MS de incentivar os pequenos negócios a aproveitarem as oportunidades da Rota Bioceânica, que conecta o Brasil ao Chile e representa uma importante via para o desenvolvimento econômico.

Com essa iniciativa, o Sebrae/MS reafirma seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e a expansão global dos negócios locais. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Fale com a Redação