29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

MS enfrenta baixa umidade do ar e deve ter nova onda de calor a partir do dia 2

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para perigo potencial de baixa umidade e onda de calor para Mato Grosso do Sul.

O Estado tem poucas nuvens no céu neste sábado (31) e sem previsão de chuvas, com tempo seco e quente, reflexo do período de estiagem que as cidades de MS enfrentam nesta fase do ano.

A umidade do ar poderá cair para níveis emergenciais, entre 30% e 20%, o que agrava os riscos para a saúde da população e a possibilidade de incêndios. O alerta do Inmet coloca os 79 municípios de MS em atenção até às 21 horas de domingo (1º).

Onda de calor

MS enfrenta baixa umidade do ar e deve ter nova onda de calor a partir do dia 2
Temperatura 5ºC acima da média por período de 02 até 03 dias

Uma massa de ar quente e seco vai atingir o país na primeira semana de setembro, com a região Centro-Oeste sendo uma das mais afetadas. Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas poderão ficar 5ºC acima da média histórica, trazendo dias de extremo calor.

A onda de calor começa na segunda-feira (2), e inicialmente afetará a região norte de MS, com temperaturas até 2,5ºC acima da média. Já na terça-feira (3), o calor se espalhará pelas demais áreas do estado, com destaque para o oeste, onde os termômetros podem marcar até 5ºC acima da média.

A partir de quarta-feira (4), o calor se intensificará em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, com previsão de que esta seja uma das ondas de calor mais fortes do ano.

Segundo Inmet, essa onda poderá superar as duas anteriores de 2024, registradas em março/abril e maio, tanto em duração quanto em intensidade.

Além das altas temperaturas, o estado deve enfrentar um período extremamente seco. A umidade do ar poderá cair para níveis emergenciais, abaixo de 12%, o que agrava os riscos para a saúde da população e a possibilidade de incêndios.

“A concentração de poluentes também aumenta com a atmosfera ‘parada’, prejudicando a qualidade do ar nos próximos dias”, alerta Instituto.

Cuidados necessários durante o onda de calor e tempo seco

Hidratação: Beba água constantemente para evitar desidratação.

Proteção Solar: Utilize protetor solar e roupas leves ao se expor ao sol.

Atividades Físicas: Evite exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

Ambientes Fechados: Mantenha ambientes internos umidificados com o uso de umidificadores ou toalhas molhadas.

Frente Fria

A previsão é de que a primeira frente fria significativa do mês só avance a partir do dia 19 de setembro, trazendo um alívio temporário com a chegada de ar mais frio e, possivelmente, chuva.

Até lá, grande parte do país enfrentará dias de calor extremo e umidade do ar em níveis semelhantes aos de regiões desérticas.

Fale com a Redação