31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 19 de setembro, 2024
spot_img

Com mais de 6 mil vagas, UFMS abre inscrições para vestibular 2025

O vestibular deste ano será realizado no dia 1º de dezembro das 8h às 13h

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abre nesta segunda-feira (9) as inscrições para o vestibular 2025, que serão realizadas exclusivamente pela internet. Ao todo, são oferecidas 6.097 vagas distribuídas em 125 cursos.

De acordo com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), as inscrições podem ser feitas até 13 de novembro pelo site ingresso.ufms.br. Quem precisar de atendimento especial também deve fazer a solicitação nesse período.

O prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 100, vai de 9 a 30 de setembro. O resultado da análise das isenções será divulgado em 8 de outubro, com possibilidade de recurso nos dias 8 e 9 do mesmo mês. O resultado final será publicado em 18 de outubro.

Os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa até 14 de novembro. Já as solicitações de atendimento especial serão analisadas e divulgadas em 21 de novembro, com prazo para recursos entre os dias 21 e 22. O resultado final dessas solicitações sai em 26 de novembro.

A convocação e a lista de inscrições homologadas serão divulgadas também no dia 26 de novembro. Entre 27 e 30 de novembro, os inscritos poderão participar de treinamentos e testes na plataforma digital onde as provas serão aplicadas.

As provas acontecerão em 1º de dezembro, das 8h às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), em diversas cidades onde a UFMS tem campus: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados.

Segundo o edital, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias, serão realizadas das 8h às 10h, com um intervalo de 15 minutos. A partir das 10h15, serão aplicadas as provas de ciências da natureza, matemática e redação.

Após um índice de quase 6 mil redações zeradas em 2024, o edital enfatiza que a correção da redação seguirá critérios rigorosos de adequação ao tema, organização e progressão textual. Redações que não sigam o formato dissertativo-argumentativo ou que tenham menos de 15 ou mais de 30 linhas serão automaticamente desqualificadas.

O gabarito preliminar será divulgado em 3 de dezembro, e os espelhos das redações estarão disponíveis a partir de 5 de dezembro. Recursos sobre o gabarito poderão ser apresentados nos dias 5 e 6 de dezembro, com o gabarito definitivo sendo publicado em 9 de janeiro de 2025.

Os resultados preliminares das provas objetivas, redação e da prova de habilidades específicas de música serão divulgados também no dia 9 de janeiro, com prazo para recursos entre 10 e 13 de janeiro. O resultado final está previsto para 4 de fevereiro de 2025.

Fale com a Redação