Um recém-nascido, de apenas dois meses, foi salvo graças a orientação ministrada via telefone por um soldado do Corpo de Bombeiros em Bataguassu. A ocorrência foi registrada na quarta-feira (11).
Conforme o site local Cenário MS, uma mulher, chamada Adriana, ligou para o 190 por volta das 15h30 pedindo ajuda, poiso seu filho, Arthur, havia engasgado com leite e estava sufocado e desfalecido.
O soldado Daniel Teixeira Alexandre, que estava no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), atendeu ao chamado e conseguiu ensinar a mulher a realizar a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas do bebê.
“A mãe estava muito nervosa, mas consegui acalmá-la e explicar passo a passo como realizar a manobra de Heimlich”, relatou o soldado ao site local. Quando a equipe militar chegou na casa, no Bairro Santa Rosa, o bebê já estava desengasgado.
O recém-nascido foi levado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Bataguassu, onde passou por exames e permaneceu internado. Segundo a corporação, a agilidade na comunicação e a calma do soldado foram fundamentais para que a mãe conseguisse salvar o filho.
Como fazer a manobra corretamente
Após identificar que a pessoa engasgou, o primeiro passo é permanecer com a pessoa e estimulá-la pedindo para tossir com força. Se sua respiração estiver piorando, deve-se pedir a alguém que chame por ajuda médica e iniciar a manobra de Heimlich.
A manobra de Heimlich pode ser feita dependendo da situação, da seguinte forma:
1. Na pessoa acordada
O passo-a-passo para realizar a manobra de Heimlich consiste em:
- Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
- Fechar um das mãos com o polegar para baixo, posicionando-a na região superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica;
- Colocar a mão livre sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
- Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um “c” ou uma vírgula com o punho;
- Repetir a manobra até que a respiração melhore ou a pessoa fique inconsciente.
Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando em alguns casos. Se isso acontecer, deve-se interromper a manobra e iniciar a massagem cardíaca.