31.8 C
Campo Grande
sábado, 21 de dezembro, 2024
spot_img

Urgência no atendimento oncológico: Gleice Jane pede respostas ao governo de MS sobre fila

Durante sessão realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no dia 10 de setembro, a deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou um requerimento solicitando ao Governo Estadual que envidasse esforços para otimizar o atendimento oncológico no Estado. A parlamentar destacou a necessidade de reduzir as filas de espera e de promover um atendimento mais rápido e eficaz para pacientes com câncer, ressaltando a importância de intervenções imediatas para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Um Requerimento de Informações foi encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, com cópias ao Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e à Diretora Presidente do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), Marielle Alves Correa Esgalha. No documento, a deputada busca esclarecimentos sobre o setor de oncologia do hospital, incluindo o número de procedimentos que aguardam atendimento, os tipos de procedimentos em espera, as dificuldades que impedem o atendimento ágil dos pacientes oncológicos e o tempo médio de espera para que pacientes sejam atendidos.

Gleice Jane ressaltou que a solicitação visa à melhoria dos serviços oncológicos no Estado, com foco no Hospital Regional Rosa Pedrossian, uma das principais referências na região. A demanda é fundamentada nas recorrentes reclamações de pacientes e familiares sobre a falta de recursos, problemas de gestão e um suposto descaso no atendimento oncológico, destacando que o câncer é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo, e que o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz são essenciais para aumentar as chances de cura e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. 

Em MS, segundo apontou a deputada, o cenário atual traz muita preocupação e destacou as críticas de parte da população direcionadas à gestão do Hospital Regional Rosa Pedrossian, onde problemas como a insuficiência de medicamentos e a morosidade nos processos administrativos têm gerado insatisfação entre os pacientes. Para a parlamentar, é inaceitável que milhares de cidadãos sofram com a demora e a falta de recursos essenciais para o tratamento do câncer, ressaltando que a saúde é um direito constitucional e que o Estado tem a obrigação de garantir o acesso a um atendimento digno e eficiente. “A luta contra o câncer não pode esperar e a vida de milhares de  sul-mato-grossenses está em jogo”, pontuou. 

Com esse requerimento, a deputada reforça seu compromisso de cobrar respostas e ações concretas do governo, exigindo que sejam tomadas medidas urgentes para sanar as deficiências no atendimento oncológico e assegurar que a população receba o tratamento que merece.

Fale com a Redação