Conforme previsto pela meteorologia, a chamada chuva preta foi registrada em algumas cidades de Mato Grosso do Sul na manhã deste sábado (14). A água tem a cor escura ou amarronzada devido ao acúmulo da fumaça no céu.
O fenômeno viralizou nas redes sociais dos brasileiros ao longo desta semana, quando uma frente fria afetou o tempo no sul do País, provocando a volta da chuva. O avanço desta mudança climática criou um corredor de fumaça no centro-oeste.
Esse cobertor de fumaça ocorre devido às queimadas, poluição e poeira. As nuvens ficam acima e, consequente, quando começa a chover, as gotas passam pela camada de fumaça e acabam “colhendo” a fuligem, originando a chuva preta.
Em Mato Grosso do Sul, a mudança no tempo começou na madrugada deste sábado nas regiões sul, leste e sul-fronteira, voltando a chover após uma longa estiagem. Pelas redes sociais, várias pessoas celebraram o fim da seca.
A chuva preta foi registrada em pelo menos quatro localidades até agora, sendo em Naviraí, Japorã, Eldorado e Corumbá. Moradores registraram a cor da água e compartilharam nas redes sociais.
Em Eldorado, o produtor rural Renato Penasso colocou um copo americano para coletar a água da chuva e depois faz a comparação com a água da torneira. A chuva tinha a cor amarronzada, suja, como se fosse barrenta.
No seu relato, o morador disse que a cidade estava precisando da chuva. “Foi uma chuva rápida, caiu cerca de 15 milímetros. A gente estava precisando porque o calor e o fumaceiro estavam demais”, declarou.