Estar à frente das novas tecnologias é primordial para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com essa visão arrojada, a candidata à prefeitura pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, Adriane Lopes (PP), vai avançar nas ações que ampliam o uso de tecnologias nas unidades da Rede de Educação com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho.
Para desenvolver as habilidades dos alunos, o plano de governo da prefeita Adriane Lopes prevê a utilização do espaço do Parque Tecnológico de Campo (ParkTEc-CG) para promover parcerias com startups, universidades e instituições de ensino e pesquisa para capacitar o corpo pedagógico do município em metodologias ativas voltadas ao ensino tecnológico e digital.
“Queremos também utilizar o ParkTec-CG como um laboratório de experimentação voltado para desenvolver habilidades práticas aos alunos nas áreas de programação, robótica, laboratório maker e empreendedorismo”, explica a prefeita.
As habilidades digitais e a inovação são essenciais na conquista de uma vaga no mercado de trabalho, mas a gestão da prefeita Adriane também vai abrir o leque de opções para os alunos investindo em todas as frentes que possam facilitar a conquista do primeiro emprego.
Por isso, além das novas tecnologias, a proposta é potencializar parcerias com ONGs, empresas, universidades e outras instituições para oferecer atividades complementares e programas de mentoria para promover cursos profissionalizantes e de formação extracurricular em esporte, artes, música e reforço escolar
A intenção é reduzir a evasão, melhorar o rendimento e manter por mais tempo o aluno no ambiente escolar. Para isso, a parceria com as famílias dos alunos será reforçada, aproximando a escola da comunidade local através de reuniões regulares e eventos comunitários, estreitando laços entre pais, alunos, moradores e corpo docente.
A estratégia já foi adotada pela prefeita Adriane Lopes nos últimos dois anos com sucesso e resultou em ações que destacaram a excelência do trabalho da Rede de Educação do município junto à comunidade escolar.
Um dos exemplos foi o maior programa de revitalização de unidades escolares da história, o Juntos Pela Escola, que está promovendo a revitalização simultânea das 205 unidades escolares de Campo Grande. O sucesso da iniciativa está na parceria com a Associação de Pais e Mestres de cada escola, que apontou as necessidades de cada unidade, ouvindo a comunidade. O resultado foi um investimento de R$ 40 milhões que está recuperando os espaços escolares, além da construção de mais de 160 novas salas de aula.