18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 27 de setembro, 2024
spot_img

Frente fria chega trazendo rajadas de ventos e derrubando a temperatura em parte de MS

Após o fim de mais uma onda de calor, com a quebra de recordes de temperatura na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul neste ano, o estado se prepara agora para a chegada de uma frente fria.

A mudança no tempo já é sentida em algumas regiões, como em Bonito, onde uma chuva acompanhada de rajadas de ventos, foi registrada nesta quinta-feira (26). O mesmo aconteceu em Rio Verde de Mato Grosso.

Em Campo Grande, os ventos mais frios já são sentidos pela população, colocando fim ao calor intenso dos últimos dias. A cidade está bastante esfumaçada por conta das queimadas que ocorrem na Amazônia e no Pantanal.

Ainda na Capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura chegou a registrar a máxima de 37ºC durante o início da tarde, porém, com a chegada da frente fria os termômetros caíram para 24ºC.

Frente fria chega trazendo rajadas de ventos e derrubando a temperatura em parte de MS
Foto: Enfoque MS

A maior preocupação com a frente fria está no forte contraste entre a massa de ar fria e a massa de ar quente. Quando o ar frio, mais denso, encontra o ar quente, mais leve, o ar quente é empurrado rapidamente para cima, gerando intensas instabilidades atmosféricas.

Esse processo resulta na formação de nuvens carregadas e tempestades severas, com possibilidade de ventos fortes, granizo e raios. Esse fenômeno é conhecido como frente fria, e a diferença de temperatura e pressão entre as massas de ar amplifica o risco de eventos meteorológicos extremos.

A Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil de Campo Grande recomenda que em casos de tempestades e chuvas com granizos fique em local fechado e seguro, tire os eletroeletrônicos das tomadas e guarde os pets em local seco e coberto.

Alertas

O Inmet emitiu dois alertas para Mato Grosso do Sul indicando o risco de tempestade. O primeiro deles está classificado na cor laranja, que significa grau de Perigo, com previsão de chuva entre 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia.

Além disso, deverão ocorrer ventos intensos de 60 a 100 km/h e até mesmo possibilidade para queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O aviso começou nesta quarta e segue até às 10 horas de sexta-feira (27). Ao todo, são 48 cidades na área de risco:

Amambai Dourados Mundo Novo
Anastácio Eldorado Naviraí
Angélica Fátima do Sul Nioaque
Antônio João Glória de Dourados Nova Andradina
Aquidauana Guia Lopes da Laguna Novo Horizonte do Sul
Aral Moreira Iguatemi Paranhos
Batayporã Itaporã Ponta Porã
Bela Vista Itaquiraí Porto Murtinho
Bodoquena Ivinhema Rio Brilhante
Bonito Japorã Sete Quedas
Caarapó Jardim Sidrolândia
Caracol Jateí Tacuru
Coronel Sapucaia Juti Taquarussu
Corumbá Ladário Vicentina
Deodápolis Laguna Carapã  
Dois Irmãos do Buriti Maracaju  
Douradina Miranda  

O outro alerta de tempestade está classificado na cor amarela, que representa grau de Perigo Potencial, com previsão de chuva entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

Da mesma forma que o primeiro, esse aviso também é valido até às 10 horas de sexta-feira. Ao todo, são 37 cidades na lista de risco:

Água Clara Coxim Rio Brilhante
Anastácio Deodápolis Rio Negro
Anaurilândia Dois Irmãos do Buriti Rio Verde de Mato Grosso
Angélica Figueirão Rochedo
Aquidauana Ivinhema Santa Rita do Pardo
Bandeirantes Jaraguari São Gabriel do Oeste
Bataguassu Ladário Sidrolândia
Batayporã Maracaju Sonora
Brasilândia Miranda Taquarussu
Camapuã Nova Alvorada do Sul Terenos
Campo Grande Nova Andradina Três Lagoas
Corguinho Paraíso das Águas  
Corumbá Ribas do Rio Pardo  
Fale com a Redação