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quarta-feira, 13 de novembro, 2024
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Melhorias em serviços públicos são solicitadas por Lia Nogueira

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou duas indicações, endereçadas ao Governo do Estado e ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), propondo medidas para solucionar problemas enfrentados pela população nas áreas de saneamento básico e atendimento judicial em Mato Grosso do Sul.

Em uma das indicações, Lia Nogueira solicitou à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) a ampliação do quadro de funcionários no posto de atendimento de Dourados, cidade que possui mais de 80 mil ligações de água ativas. A estrutura atual, com apenas seis dos dez guichês em funcionamento, tem sido insuficiente para atender à demanda, gerando esperas que podem ultrapassar uma hora. “O atendimento presencial é essencial para muitos moradores, especialmente os de baixa renda, que dependem deste serviço para questões como novas ligações ou religações e emissão de segunda via”, pontuou.

A deputada destacou que, apesar dos avanços no atendimento digital, grande parte da população não tem acesso fácil à internet, o que torna o atendimento presencial indispensável. A ampliação do número de funcionários é vista como uma medida urgente para melhorar a eficiência do serviço e reduzir o tempo de espera da população.

Justiça 

Além da questão do saneamento, a parlamentar apresentou outra indicação, agora direcionada ao presidente do TRF3, desembargador Carlos Muta, pedindo o envio de mais servidores para as varas federais das subseções de Naviraí e Ponta Porã. “Os usuários têm relatado a falta de pessoal nessas regiões, que tem acarretado no atraso significativo da tramitação de processos, com atraso de até um ano. A lentidão processual tem afetado diretamente a população, que depende de um sistema judicial mais ágil para resolver questões que afetam seu dia a dia”, disse.

Essas iniciativas fazem parte das ações da deputada para identificar gargalos em serviços públicos essenciais e, assim, acionar as autoridades competentes em busca de melhorias. Ao apresentar essas indicações, Lia Nogueira chama a atenção para problemas crônicos que afetam tanto os usuários dos serviços de saneamento quanto aqueles que dependem de uma justiça mais ágil, propondo soluções práticas para atender às demandas da população.

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