Policiais militares ambientais resgataram duas onças-pardas na sexta-feira (27). Os animais silvestres eram filhotes e estavam perdidos em uma propriedade rural na cidade de Tacuru.
Conforme a ocorrência, funcionários da Fazenda Criolo acionaram o 2º Grupamento da Polícia Militar Ambiental (PMA) após avistarem as onças perambulando o perímetro, próximo à sede.
O gerente relatou que funcionários notaram um comportamento atípico dos felinos, aparentando estar dóceis e não reagindo aos avanços dos cães e tão pouco à presença dos trabalhadores.
Com isso, os funcionários levantaram a suspeita de que as onças poderiam estar sendo domesticadas por algum fazendeiro da região e, de alguma forma, teriam escapado e foram parar ali.
Com o apoio dos funcionários da propriedade, a PMA conseguiu capturar os dois filhotes de forma segura. Agora, as onças serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Após receberem os cuidados necessários e passarem por uma avaliação mais detalhada sobre seu estado de saúde e comportamento serão reinseridos a natureza. Ainda segundo a PMA, a domesticação de espécies nativas é um crime ambiental.