A homologação da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, anunciada este mês pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi comemorada pelo deputado Zé Teixeira (PSDB). Em 2021, o parlamentar cobrou na tribuna da Assembleia Legislativa a conclusão da obra de reforma e ampliação do aeroporto destacando que a situação estava “travando o desenvolvimento da região”.
Após mais de três anos, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC) concluiu em julho a obra que envolveu diversas etapas e especialidades de engenharia. Conforme informações do Exército Brasileiro, depois da terraplanagem foram lançadas as bases da infraestrutura, com a construção de sistemas de drenagem, redes elétricas e hidráulicas. Finalmente, foram executadas as obras de pavimentação, construção do pátio de aeronaves, sinalização e demarcação das áreas de taxiamento e estacionamento.
Também foram instalados sistemas essenciais de navegação aérea, comunicação e iluminação. A fase final, concentrou-se nos serviços de preparação da pista de pouso e decolagem. Ao todo, a Operação Dourados mobilizou um efetivo de quase 300 militares, com o emprego de equipamentos e viaturas do Sistema de Engenharia do Exército Brasileiro. “A conclusão da obra representa um importante marco para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, ampliando a capacidade de mobilização nacional e impulsionando a economia local”, informou o 9º BEC.