24.8 C
Campo Grande
sábado, 21 de dezembro, 2024
spot_img

Programa MS Inova Mais leva inovação para a gestão estadual com capacitação de servidores públicos

Promover a inovação no poder público estadual como um caminho para a solução de desafios e implementação de práticas que melhorem a eficiência, a transparência e os serviços prestados à população. Essa é a principal proposta do programa “MS Inova Mais” que está sendo estruturado por meio de uma parceria entre o Sebrae/MS e o Governo de Mato Grosso do Sul, via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Com o programa, gestores públicos das secretarias de Estado participam de uma trilha de conhecimento sobre inovação e recebem mentorias até o final do ano, com o intuito de identificar as principais questões e desenvolver propostas para aprimoramento. Segundo o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, esse tipo de ação direcionada a inovação é inédita no Governo do Estado e está alinhada ao modelo de governança que reconhece a importância da ciência e da tecnologia.

“Nós já trabalhamos a inovação junto às empresas e ao setor produtivo e, pela primeira vez, damos um passo importante para aplicar a inovação também no modelo de gestão utilizado pela administração pública. A partir de processos inovadores, queremos começar a melhorar a eficiência do nosso trabalho e das entregas feitas em benefício da população. Esse é o principal objetivo desse trabalho de aculturamento, de letramento dos servidores públicos para que a inovação passe a ser algo cotidiano”, destacou Senna.

Programa MS Inova Mais leva inovação para a gestão estadual com capacitação de servidores públicos
Ricardo Senna, secretário executivo da Semadesc e conselheiro do Sebrae/MS, destacou a importância da iniciativa para a promoção da inovação na gestão estadual. Crédito: Sebrae/MS

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a instituição auxilia nesse processo. “Somos parceiros do Governo do Estado para a implementação de novas práticas na gestão pública, vamos apoiar os servidores estaduais para a solução dos problemas enfrentados, buscando a melhoria dos processos, e assim beneficiar a população e, principalmente, os pequenos negócios. Queremos conectar a gestão pública com os empreendedores e a sociedade”, pontuou Amarilha.

Programa MS Inova Mais leva inovação para a gestão estadual com capacitação de servidores públicos
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, ressaltou que a instituição é parceira do Governo do Estado no processo de implementação da inovação. Crédito: Sebrae/MS

Trilha de conhecimento

O início das atividades com os gestores públicos foi na manhã desta sexta-feira (27) com a realização de um workshop que abordou a temática da inovação em governo. Na data, foi apresentado aos servidores o funcionamento do programa que traz uma trilha de conhecimento composta pela abordagem de temas como encomendas tecnológicas, compras públicas voltadas a soluções inovadoras e instrumentos trazidos pelo Marco Legal das Startups.

Além disso, o grupo também será acompanhado por mentorias para identificar soluções para os principais desafios. “Queremos desmistificar a inovação no poder público, trazer um pouco desse conhecimento e cocriar soluções com os servidores locais. Acreditamos que o programa é um indutor para um grande marco que é esse novo arcabouço que o governo está criando para trabalhar a inovação dentro das secretarias. Estamos juntos pensando o futuro de uma gestão pública inovadora”, expôs o consultor do Sebrae/MS Claudio Nascimento.

Programa MS Inova Mais leva inovação para a gestão estadual com capacitação de servidores públicos
Execução do programa começou com um workshop para os servidores estaduais na área de inovação em governo. Crédito: Sebrae/MS

O primeiro workshop também trouxe para os gestores estaduais uma palestra com o procurador federal e coordenador do Laboratório de Inovação (Labori) da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Portela, que expôs como os servidores devem proceder para obter um processo de inovação em governo.

Durante o encontro, o público também pode conhecer o case de sucesso apresentado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife, em Pernambuco, Rafael Figueiredo. Ele mostrou como a aplicabilidade da inovação em governo pode ser feita na prática e os benefícios que isso proporciona para a agilidade em processos e obtenção de resultados.

“É papel do Estado fomentar o desenvolvimento econômico e os gestores públicos são ferramentas essenciais nesse processo. Para isso, um ingrediente importante é a inovação, pois ela traz eficiência e um salto de qualidade, e é esse assunto que estamos abordando. Apresentei como fizemos uma transformação digital em Recife e os impactos positivos que obtivemos”, concluiu.

Fale com a Redação