32.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 3 de outubro, 2024
spot_img

Grupo usou pessoa parecida com Beto Pereira para produzir fake news e divulgar nas redes sociais

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra uma agência de atores, um ator e também um influenciador digital, ambos residentes em Campo Grande. Segundo as informações, eles são investigados por produzir e compartilhar nas redes sociais conteúdos falsos em desfavor do candidato a prefeito Beto Pereira (PSDB).

A operação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (03), sendo cumpridos três mandados judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS).

Segundo as informações, a liminar concedida pelo TRE tem por objeto identificar os financiadores e o principal beneficiado pela difusão de fake news, como são chamadas as propagada com falsas denúncias.

Grupo usou pessoa parecida com Beto Pereira para produzir fake news e divulgar nas redes sociais
Foto: PF/Divulgação

A PF apontou que a investigação começou a partir de uma agência de atores, onde uma pessoa parecida com Beto Pereira foi contratada para gravar vídeos com declarações falsas em nome do candidato.

O material foi amplamente distribuído em grupos de WhatsApp, atingindo grande número de eleitores nesta véspera da eleição. Eles são suspeitos de integrarem uma espécie de rede de produção de fake news, para influenciar o resultado das eleições.

“A operação é importante para apreensão de documentos, depoimentos e demais atos probatórios relacionados à identificação de responsáveis pela divulgação de notícias falsas, que têm o intuito de prejudicar o candidato”, disse desembargador Sideni PImentel.

Fale com a Redação