22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de outubro, 2024
spot_img

Centro-Oeste lidera busca por economia de energia diante do aumento na conta de luz

Mato Grosso do Sul e Distrito Federal ganham destaque no ranking de procuras online

O valor da conta de luz sempre foi motivo de preocupação para os brasileiros, mas a situação se agravou com o anúncio de novos aumentos para outubro, que devem se manter até o final do ano. Com tarifas variando entre os estados, muitas pessoas têm recorrido à internet em busca de maneiras de economizar energia.

A notícia de que a tarifa atingirá a bandeira vermelha nível 2 acendeu um alerta. Com essa taxa, o custo da energia subirá em R$7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Mas quais regiões estão mais atentas a essa economia? Um estudo da Descarbonize Soluções, especialista em energia limpa, revelou que o Centro-Oeste lidera as buscas no Google por formas de reduzir os custos da conta de luz.

Motivos para o aumento

A alta da conta de energia está relacionada às condições climáticas do Brasil. Com chuvas abaixo da média em setembro e reservatórios das hidrelétricas em níveis críticos devido à seca, o país precisou acionar as termelétricas, que produzem energia de forma mais cara e menos eficiente. Esse aumento nos custos é repassado aos consumidores na conta de luz.

Regiões que mais buscam economia

Além do reajuste, algumas regiões enfrentam tarifas ainda mais altas devido às diferenças entre as distribuidoras de energia nos estados. Segundo o estudo, o Distrito Federal ocupa o 4° lugar entre os estados que mais buscaram por termos como “economia de energia”, seguido por Mato Grosso do Sul (6°), Mato Grosso (11°) e Goiás (13°). No geral, o Centro-Oeste se destaca como a região com o maior volume de buscas.

Centro-Oeste lidera busca por economia de energia diante do aumento na conta de luz

Tatiane Fischer, CMO da Descarbonize Soluções, destaca a relação entre essas buscas e as altas tarifas da região: “Os dados refletem a necessidade de economizar em áreas onde o custo da energia é elevado.”

Alternativas sustentáveis

Diante desse cenário, a adoção de fontes de energia renovável, como a solar, ganha cada vez mais relevância. Investir em sistemas solares não apenas ajuda a reduzir os impactos ambientais, mas também oferece vantagens econômicas, com o investimento se pagando em três a cinco anos e uma vida útil de mais de 25 anos.

“Com o verão se aproximando e o uso intensificado de aparelhos como ar-condicionado, a energia solar se apresenta como uma solução vantajosa”, explica Fischer. “Além de equilibrar o uso de energia com o meio ambiente, os sistemas fotovoltaicos proporcionam economia a longo prazo.”

Metodologia do estudo

A pesquisa analisou os volumes de buscas no Google entre agosto de 2023 e julho de 2024 para termos relacionados à economia de energia, como “economizar luz” e “economia na conta de luz”. Os resultados foram ajustados proporcionalmente ao número de habitantes de cada estado e comparados com as tarifas energéticas locais, criando um ranking detalhado das regiões mais preocupadas com a economia de energia.

Fale com a Redação