Na manhã deste domingo (6), o prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP), votou na Escola Total, no centro de Dourados, por volta das 9h20, acompanhado de familiares e apoiadores. Ao atender a imprensa, Guedes fez criticas a uma ação policial em casa de um dos seus secretários e também avaliou de forma positiva de sua gestão.
O candidato criticou duramente uma ação policial ocorrida na noite anterior (5), envolvendo um de seus secretários. Segundo Guedes, agentes da Defron (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira) invadiram a residência do secretário para apurar uma denúncia de compra de votos, o que ele classificou como uma tentativa de prejudicá-lo politicamente. “O episódio foi um escárnio com o único objetivo de me prejudicar politicamente”, afirmou.
Conforme Guedes, o secretário foi conduzido ao DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e, posteriormente, à Polícia Federal, onde foi ouvido e liberado por falta de indícios de crime. “Foi uma atrocidade. Não podemos aceitar um estado de exceção na véspera da eleição. Antes mesmo de o advogado chegar, a imprensa da capital já repercutia o caso. Repudio veementemente. Não é assim que se ganha uma eleição”, declarou.
Sobre a campanha, Guedes expressou confiança na vitória e ressaltou o sentimento de dever cumprido em sua gestão. “Assumimos em um momento crítico, por conta da pandemia, e fizemos o necessário para que a cidade atravessasse bem aquele período. Agora, com a prefeitura organizada financeiramente, estamos prontos para continuar o trabalho iniciado em 2021”, disse.
O prefeito também comentou sobre seus planos para os próximos quatro anos, destacando a continuidade das ações já em andamento e criticou seu principal adversário, Marçal Filho (PSDB), pela ausência em debates. “Fizemos uma campanha limpa e propositiva, mas o debate foi prejudicado porque o candidato não participou dos quatro debates públicos. Ainda assim, mostramos o que fizemos e o que planejamos para o futuro de Dourados”, completou.
Alan Guedes foi eleito prefeito de Dourados em 2021, vencendo Barbosinha, atual vice-governador, com 34.242 votos, contra 31.650 do adversário. Este ano, a disputa pela prefeitura conta com sete candidatos: além de Guedes, concorrem Marçal Filho (PSDB), Bela Barros (PDT), Tiago Botelho (PT), Racib Harb (Novo), Beto Teles (Rede) e Valderi Garcia (PCO).
Dourados, maior colégio eleitoral do interior de Mato Grosso do Sul, possui 163.227 eleitores, sendo a maioria composta por mulheres, que somam 87.496, enquanto os homens são 75.731, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).