O calor intenso continua a atingir Mato Grosso do Sul, com a previsão de temperaturas ultrapassando os 40ºC em algumas cidades ao longo da semana. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% durante as tardes, das 10h às 21h, nos 79 municípios do Estado.
Em Campo Grande, o dia amanheceu com céu claro e temperatura de 27ºC, com previsão de máxima de 41ºC, o que pode estabelecer um novo recorde histórico para a cidade. A maior temperatura registrada neste ano na Capital foi de 39,8ºC, no dia 24 de setembro.
A região do Pantanal também enfrentará calor extremo, com temperaturas previstas de até 43ºC em Aquidauana, Miranda e Coxim, e 42ºC em Corumbá e Porto Murtinho.
No sul do Estado, Ponta Porã deverá atingir 38ºC, enquanto Dourados pode registrar 39ºC. No entanto, a região sul pode encerrar a semana com temperaturas mais amenas, com mínima prevista de 14ºC, de acordo com os meteorologistas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para todos os municípios do Estado devido à baixa umidade do ar, que poderá cair até 20%, o que representa riscos à saúde e ao aumento de incêndios.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade ideal para o corpo humano fique entre 40% e 70%. Quando esse índice cai para 30%, já é considerado um nível de alerta, com impactos negativos para a saúde.
Diante das condições climáticas, o Inmet orienta a população das áreas afetadas a beber bastante líquido, evitar atividades físicas, proteger-se do sol nas horas mais quentes, utilizar hidratantes para a pele e manter o ambiente umidificado.