Três iniciativas esportivas realizadas na Cidade Universitária estão com inscrições abertas para as comunidades interna e externa. São aulas nas modalidades de ritmos, caratê e iniciação ao ciclismo, e, ainda, uma oportunidade aberta aos estudantes atletas de alto rendimento para treinamento na Academia Escola.
“É uma alegria vermos a nossa Academia Escola a pleno vapor como está. Já tínhamos a musculação e o pilates e neste semestre colocamos duas modalidades novas que são ritmos e caratê. Temos também este edital específico para atender a uma demanda dos nossos estudantes atletas de alto rendimento, que precisam fazer musculação para manter o condicionamento físico, é uma atenção especial para que possam frequentar a Academia Escola livremente”, informa o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.
“Essa foi uma forma de também auxiliar e apoiar esses jovens que dividem o seu tempo entre as horas de estudos e os treinos. É mais um sonho concretizado”, aponta a secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Edineia Ribeiro.
A ação voltada ao ciclismo será em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul e o Serviço Social do Comércio (Sesc). “Em 2021, no papel de gestora do esporte, fiz a previsão de implantação do ciclismo no Programa Esporte Universitário. Hoje, fico feliz por ver que demos o passo inicial e a sementinha foi plantada. Junto com pessoas que também acreditaram na proposta, a Cidade Universitária é pioneira no fomento do ciclismo e pretendemos nos próximos anos, levar o ciclismo para os câmpus, buscando atender mais crianças e adolescentes de Mato Grosso do Sul”, revela a secretária da Proece.
Programação e inscrições
As aulas de ritmos e de caratê serão realizadas de outubro a dezembro, no espaço multiuso anexo à Academia Escola e nos tatames da academia, respectivamente. Para ritmos, são 10 vagas voltadas a servidores e estudantes de graduação e pós-graduação. Para caratê, são 20 vagas, voltadas exclusivamente a adolescentes a partir de 15 anos de idade, podendo ser filhos de servidores e estudantes da Universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de outubro, no formulário disponível na página da Proece. O quadro com os dias e horários pode ser acessado no edital de inscrição.
As oportunidades específicas para estudantes atletas na Academia Escola são para os regularmente matriculados na Universidade que participam de competições esportivas oficiais representando a UFMS. O objetivo é que possam usufruir de horário especial para fortalecerem suas capacidades físicas, prevenir lesões e melhorar seu rendimento nas competições. O horário será de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, sob responsabilidade do coordenador do projeto ao qual o atleta esteja vinculado. As inscrições devem ser feitas até 7 de outubro no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Mais informações podem ser obtidas no edital de inscrição.
Para a iniciação ao ciclismo podem ser inscritas crianças e adolescentes que tenham entre 7 e 15 anos que sejam filhos dependentes de servidores ativos ou aposentados da UFMS, ou de estudantes ativos com vínculo na graduação ou pós-graduação da Cidade Universitária. As aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras em duas turmas, uma às 15h e outra às 16h; e aos sábados, das 9h às 11h. Bicicletas e capacetes serão disponibilizadas pelo Sesc, parceiro no projeto com a Fundesporte. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 8 de outubro, no formulário disponível na página da Proece. Mais informações podem ser obtidas no edital de inscrição.