As cidades de Mato Grosso do Sul ficaram entre as mais quentes de todo o País neste início de semana, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com dados registrados até às 14 horas (DF) desta segunda-feira (07). Porto Murtinho registrou a máxima de 42,9ºC e Miranda o menor índice de umidade relativa do ar, 7%.
O calor, no entanto, vai acabar no decorrer dos próximos dias. Isso porque uma frente fria está se aproximando e a previsão destaca que Mato Grosso do Sul será o estado mais beneficiado, especialmente na porção centro-sul, onde os acumulados podem atingir 40 mm e, em algumas áreas localizadas, até ultrapassar esse valor.
O principal fator será a atuação de um cavado — uma área alongada de baixa pressão — que, junto de uma baixa pressão em superfície e o avanço de frentes frias, contribuirá para a manutenção da chuva ao longo da semana. Esse padrão trará uma regulação importante na temperatura, aliviando o calor intenso.
À medida que a semana avança, a tendência é de que a chuva continue se espalhando, com os sistemas de baixa pressão atuando mais fortemente sobre o Sudeste e Centro-Oeste. Para o final de semana, o tempo deve continuar instável em boa parte dessas regiões, com chuvas mais intensas localmente.