Viralizou nas redes sociais neste início de semana o vídeo em que mostra duas onças-pintadas perambulando por uma área de vegetação no meio do Pantanal de Mato Grosso do Sul. O flagrante foi compartilhado pela Organização Não Governamental (ONG) Onçafari, que monitora os animais silvestres há algum tempo.
Conforme a publicação, as onças são mãe e filhote e que atendem pelo nome de Surya e Dakari. As duas também são sobreviventes dos incêndios florestais que destruíram o bioma neste ano na região de Miranda, onde foram avistadas passeando, tranquilamente, sem risco de predadores ou caçadores.
Para a ONG, o vídeo mostra um processo natural de habituação. “O processo de habituação é gradual, envolve paciência e muito respeito aos animais. As mães habituadas são grandes “professoras”, pois passam esse comportamento ao longo das gerações”, explica o Onçafari na publicação.
Nas cenas, é possível ver a mãe chamando o filhote junto a ela. Segundo o Onçafari, Dakari responde, mas fica desconfiado pela presença dos pesquisadores, e se esconde no capim alto. Em seguida, Surya vai busca ele mostrando que não precisa temer a presença dos veículos usados pela equipe da ONG.
Ainda segundo a publicação, no dia seguinte, a família foi avistada novamente. “Dessa vez, Surya procurou um local sombreado para descansar, onde deitou e ficou vocalizando para que Dakari se aproximasse. Apesar da resistência no início, o filhote foi para perto da mãe”. O vídeo mostra uma área de mato ainda em cinzas por conta dos incêndios.
Por fim, a ONG reforça a importância dos cuidados com a fauna e o bioma pantaneiro. “É importante lembrar que mesmo habituados, os animais continuam selvagens e livres em seu ambiente natural – mais do que isso, eles só se mostram quando se sentem à vontade e seguros”, finaliza.