Os partidos MDB e PSDB anunciaram nesta terça-feira (08) que irão liberar seus filiados para apoiarem quem desejarem no segundo turno das eleições municipais em Campo Grande. Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) foram as vencedoras do primeiro turno e agora irão se enfrentar para saber quem será a próxima prefeita da Capital.
No caso do MDB, a reunião aconteceu com a presença do ex-governador André Puccinelli, na a sede do diretório municipal, e contou com a participação dos dois vereadores reeleitos, Dr. Jamal e Júnior Coringa, além de outras importantes lideranças partidárias.
O MDB chegou a cogitar lançar o próprio Puccinelli como candidato a prefeito, no entanto, durante o período de pré-campanha houve um acordo interno com o PSDB e o partido decidiu abrir-mão para apoiar o nome de Beto Pereira (PSDB) na disputa.
“Por maioria absoluta, deliberaram pela neutralidade do partido no segundo turno nas eleições municipais de Campo Grande, liberando os seus membros para tomarem as decisões individuais, que melhor lhe aprouverem”, diz uma nota do MDB.
Neste mesmo sentido, o PSDB também optou por ficar neutro no segundo turno. Com 14 dos 16 vereadores eleitos pela coligação reunidos, o agora ex-candidato a prefeito e atual deputado federal Beto Pereira disse que não vai apoiar nenhuma das candidatas.
Beto Pereira acumulou a maior coligação do primeiro turno, com os partidos MDB, PL, Podemos, Republicanos, PSB e o PSD, além do Cidadania. A expectativa é que todos esses também decidam pela neutralidade ante Rose Modesto e Adriane Lopes.
No primeiro turno, Adriane Lopes registrou 31,67% dos votos, totalizando 140.913 votos. Rose Modesto recebeu 131.525 votos, 29,56% do total. Terceiro colocado, Beto Pereira obteve 115 mil votos, 25,96%.