O alerta de temporal persiste em todo o Mato Grosso do Sul ao longo dessa quinta-feira (10), segundo novo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Classificado na cor laranja, com grau de Perigo, a previsão segue até às 10 horas de amanhã (11).
São esperadas pancadas de chuva entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e até mesmo possibilidade para queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A meteorologia explica a atuação de um cavado — uma área alongada de baixa pressão — que, com uma baixa pressão em superfície e o avanço de frentes frias, contribui para a manutenção da chuva. Os acumulados podem atingir 40 mm e, em algumas áreas localizadas, até ultrapassar esse valor.
Na noite de quarta-feira (09), Campo Grande registrou um temporal com rajadas de ventos intensos e 38 milímetros de chuva, provocando um rastro de destruição em diferentes pontos, com queda de árvores, placas publicitárias, torres de iluminação e alagamentos, especialmente nas regiões norte e central.