22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 18 de outubro, 2024
spot_img

O Enem 2024 está chegando; entenda como a nota do exame é calculada

Prova será aplicada em 3 e 10 de novembro. Exame é composto por 180 questões objetivas e uma redação

Faltando menos de um mês para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, agendado para os dias 3 e 10 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esclarece como é feito o cálculo das notas. A metodologia utilizada é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia as 180 questões objetivas do exame, além de detalhar a análise da redação, que considera critérios estabelecidos na cartilha “A Redação – Cartilha do Participante”.

Teoria de Resposta ao Item

A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que representa a relação entre a probabilidade de um participante responder corretamente a uma pergunta, seu conhecimento na área em questão e as características das questões.

O modelo de TRI aplicado no Enem considera três parâmetros fundamentais para avaliar o conhecimento:

a) Discriminação: diferencia participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam.

b) Dificuldade: mede a complexidade da questão; quanto maior o valor, mais difícil é o item.

c) Acerto casual: calcula a probabilidade de um participante acertar uma questão sem realmente dominar a habilidade exigida (o famoso “chute”).

Para determinar os valores dos parâmetros “a”, “b” e “c” de milhares de itens e garantir a comparabilidade entre as edições do Enem, o Inep realizou diversos pré-testes a nível nacional. Esse processo resultou na criação de um banco de itens específico para cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no exame.

Cálculo das notas e proficiência

A TRI não considera apenas o número de acertos, mas também a coerência das respostas em relação ao conjunto de questões. Espera-se que os participantes que acertam questões difíceis também tenham um bom desempenho nas mais fáceis, pois habilidades mais complexas pressupõem o domínio de habilidades mais simples.

Assim, um inscrito com muitos acertos geralmente obtém uma pontuação alta, enquanto um participante com poucos acertos tende a ter uma nota baixa.

Cartilha da redação do Enem 2024

Para esclarecer as competências exigidas para uma redação de qualidade, o Inep disponibilizou em seu portal o documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”. Este material inclui informações sobre a matriz de referência da prova e apresenta exemplos comentados de textos que alcançaram a pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Em mais de duas décadas, o Enem se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam o Enem como critério para seleção de estudantes. Os resultados servem como critério único ou complementar nos processos seletivos e também são usados como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, as notas individuais do Enem podem ser utilizadas em processos seletivos de instituições portuguesas que mantêm convênio com o Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.

Fale com a Redação