26.8 C
Campo Grande
sábado, 21 de dezembro, 2024
spot_img

Brasil recebe o quarto voo da FAB com cidadãos resgatados do Líbano

Aeronave do Governo Federal com 211 passageiros pousou na Base Aérea de São Paulo, neste sábado, 12 de outubro, às 7h11. Até o momento, são 885 pessoas e 11 pets resgatados

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizada na Operação “Raízes do Cedro” do Governo Federal, aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), às 7h11 (horário de Brasília) deste sábado (12), trazendo 211 passageiros, incluindo 12 crianças de colo. O voo partiu de Lisboa, Portugal, onde fez uma escala técnica, às 21h05 da sexta-feira, 11 de outubro.

Esta foi a quarta etapa da Operação Raízes do Cedro, que decolou de Beirute na sexta-feira, às 12h25 (horário de Brasília). Com a chegada deste quarto voo ao Brasil, a operação já resgatou um total de 885 passageiros e 11 animais de estimação do Líbano em apenas uma semana.

A primeira etapa da operação ocorreu no último domingo, 6 de outubro, quando 229 passageiros e três pets foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enfatizou o compromisso do país em repatriar todos os brasileiros e seus familiares que necessitem.

Na terça-feira, uma nova etapa trouxe 227 passageiros e três animais, enquanto na quinta-feira a terceira leva incluiu 218 passageiros e cinco pets.

Critérios de Prioridade

As listas de passageiros são compostas com prioridade para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. O processo envolve uma articulação cuidadosa entre equipes do Ministério das Relações Exteriores, tanto em Brasília quanto na Embaixada do Brasil em Beirute, além da ação operacional da FAB.

Recursos Financeiros

O Diário Oficial da União, na sexta-feira, 11 de outubro, publicou a Medida Provisória nº 1.264, que destina R$ 80 milhões ao comando da Aeronáutica, por meio do Ministério da Defesa, para garantir a logística de transporte dos brasileiros e seus familiares e apoiar as ações humanitárias na região de conflito no Oriente Médio.

Orientações para Cidadãos

O governo brasileiro reiterou a importância de seguir as orientações das autoridades locais e recomendou que aqueles que têm recursos deixem o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute permanece em operação, com voos da Middle East Airlines. O número de plantão consular do Itamaraty está disponível: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

Envio de Insumos

Além de repatriar os brasileiros, a viagem do KC-30 ao Líbano também tem sido utilizada para enviar insumos estratégicos em saúde. Até agora, mais de 7,5 toneladas de medicamentos, soluções de reidratação, agulhas e seringas descartáveis foram entregues.

Assistência na Chegada

Ao desembarcarem no Brasil, as famílias são recebidas por equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Agência da ONU para Migrações (OIM), que avaliam suas necessidades imediatas e se possuem suporte familiar ou social. Também é feita a análise da necessidade de acolhimento em abrigos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a possibilidade de acesso a programas sociais, como o Bolsa Família.

Cuidados de Saúde

A Força Nacional do SUS, composta por médicos, enfermeiros e psicólogos, também está presente para oferecer cuidados de saúde física e mental aos repatriados. A equipe recebe orientações sobre a cultura, comportamento, vestimenta, linguagem, religião e alimentação do Brasil para proporcionar um atendimento humanizado. Até o momento, as principais ocorrências de atendimento incluem acolhimento, leve desidratação, primeiros socorros psicológicos e crises hipertensivas.

Identificação dos Repatriados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) participa da força-tarefa, auxiliando no controle e identificação dos recém-chegados com o apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “A PF formou uma equipe especializada para controle migratório, e junto com a Receita Federal, também cuida da parte aduaneira”, explica Luana Medeiros, diretora de Migrações do MJSP. A PRF é responsável pelo suporte logístico para os traslados terrestres da base aérea até as residências ou abrigos temporários em São Paulo.

Regras para Animais de Estimação

O Ministério da Agricultura e Pecuária flexibilizou as regras para a entrada de cães e gatos, facilitando a entrada dos pets no Brasil. A Vigilância Agropecuária Internacional, em parceria com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotou um protocolo especial para a entrada de animais de estimação provenientes do Oriente Médio, permitindo que os tutores ingressem sem a apresentação imediata de documentos que normalmente seriam exigidos.

Histórico de Repatriação

As ações de repatriação atuais são semelhantes às realizadas pelo Governo Federal entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, na Operação Voltando em Paz, que trouxe de volta mais de 1.500 brasileiros e mais de 50 pets das zonas de conflito na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Israel.

Contexto da Operação

A Operação Raízes do Cedro foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva devido ao agravamento do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves da FAB e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. O ministro Mauro Vieira mantém contato frequente com os chanceleres do Líbano e países vizinhos para organizar o resgate de forma segura.

Fale com a Redação