O gerente de Compliance do Sistema Fiems, Marcelo Henriques de Andrade, foi um dos palestrantes do Encontro Nacional de Compliance do Sistema Indústria, realizado entre os dias 8 e 9 de outubro na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).
O evento contou com a presença de representantes das áreas de Compliance de diversas federações industriais, além de convidados de outras entidades do Sistema S, da Controladoria Geral da União (CGU) e de grandes empresas. O objetivo foi compartilhar boas práticas e discutir estratégias de atuação para o fortalecimento do Compliance como ferramenta de apoio à gestão.
Entre os palestrantes de destaque estavam Marcelo Pontes Vianna, secretário de Integridade Privada da CGU; Cid Carvalho Vianna, diretor corporativo da CNI, e Reynaldo Goto, Chief Compliance Officer da BRF e coordenador da força-tarefa de Compliance e Integridade do B20 Brasil. As contribuições dos palestrantes trouxeram visões atualizadas sobre as tendências globais e as demandas de integridade no setor empresarial.
O evento teve como objetivo principal fomentar a troca de experiências entre os responsáveis pelas áreas de Compliance do Sistema Indústria, incentivando a adoção de práticas estratégicas que apoiem a gestão corporativa. Durante os dois dias, os participantes discutiram temas centrais para a governança das entidades, abordando pilares como o apoio da alta administração, due diligence, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), diversidade e inclusão, gestão de riscos, ética e responsabilidade social, além do monitoramento contínuo dos programas de Compliance.
Os painéis e palestras proporcionaram um espaço rico para a disseminação de conhecimentos, gerando um ambiente colaborativo e de grande aprendizado para todos os presentes.
“Participar do Encontro Nacional de Compliance foi uma experiência enriquecedora e transformadora. O evento proporcionou uma troca de conhecimentos com profissionais que enfrentam desafios semelhantes, o que nos ajudou a fortalecer nossa rede de contatos e fomentar um ambiente de cooperação. Tivemos também a oportunidade de demonstrar os indicadores do programa de Compliance do nosso regional e como nossas ferramentas de análise têm sido essenciais no acompanhamento de atividades e na geração de resultados”, destacou Marcelo Henriques de Andrade.