Segundo o estudo, professores estão mais motivados com a carreira (nota de 8,2 de satisfação), 56 % possuem um projeto de vida claro e bem definido e 58% têm esperança de melhoria no futuro da educação
A terceira edição do estudo realizado pela OPEE Educação em parceria com a Mercare! Educação trouxe à tona o debate sobre “A importância da construção do Projeto de Vida na escola”. O levantamento, realizado entre maio e setembro deste ano, ouviu 1.514 educadores de instituições públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de identificar o papel do Projeto de Vida no ambiente escolar.
O estudo buscou analisar o desenvolvimento e o propósito dos educadores, além de compreender como esses profissionais enxergam a importância do Projeto de Vida tanto para si mesmos quanto para seus alunos. Também foi avaliada a conexão entre projetos de vida, competências socioemocionais e a promoção de uma cultura de paz nas escolas.
Com o Dia dos Professores se aproximando (15 de outubro), o tema ganha ainda mais relevância, destacando o papel do educador na transformação social, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19. “A pandemia alterou profundamente o cenário escolar, trazendo inúmeras barreiras, como a falta de estrutura e a ineficácia do ensino online, o que impactou a aprendizagem de crianças e adolescentes”, explica Silvana Pepe, diretora-geral da OPEE Educação.
Motivação e desafios na carreira docente
Apesar dos desafios, os professores brasileiros continuam motivados. A pesquisa revelou que, numa escala de 0 a 10, a nota de motivação dos educadores é 8,2. Entre os principais fatores que impulsionam essa motivação, 52% destacam o propósito e o impacto da profissão, 35% afirmam gostar do que fazem e 10% mencionam sua competência. Apenas 3% enxergam a docência como meio de sustento.
Entretanto, questões como baixos salários, sobrecarga de trabalho, conflitos com famílias e problemas estruturais também foram apontadas como obstáculos, segundo Silvana Pepe.
O Projeto de Vida como ferramenta de paz
Previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Projeto de Vida é uma ferramenta central no desenvolvimento dos alunos e dos próprios educadores. A pesquisa revelou que 56% dos professores possuem um projeto de vida claro e bem definido, enquanto 33% estão em busca de desenvolver o seu.
O levantamento também mostrou que 42% das escolas trabalham o Projeto de Vida como disciplina específica em todos os ciclos, enquanto 12% afirmam que o tema é pouco abordado.
Leo Fraiman, psicoterapeuta e autor da metodologia OPEE, ressalta a importância do autoconhecimento e das competências socioemocionais para a construção de projetos de vida. “Esses elementos são essenciais para alinhar pensamentos, sentimentos e comportamentos, permitindo a concretização de objetivos”, afirma.
A pesquisa apontou que 97% dos educadores reconhecem a relação entre o desenvolvimento de projetos de vida e as competências socioemocionais, e 95% destacam o impacto dessas iniciativas na construção de uma cultura de paz nas escolas.
Diferenças entre escolas públicas e privadas
O estudo também trouxe à tona diferenças entre educadores de escolas públicas e privadas. Enquanto 44% dos profissionais da rede privada se consideram muito motivados, esse índice cai para 33% na rede pública. Contudo, em ambos os segmentos, a maioria dos educadores (mais de 55%) afirma ter um projeto de vida bem definido, e quase a totalidade reconhece a importância do tema para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
No geral, o levantamento revela que, mesmo com os desafios, há otimismo em relação ao futuro da educação no Brasil, com 58% dos educadores mantendo a esperança de melhorias no setor.