Veja dicas de como aumentar a segurança nas compras e garantir os melhores descontos em produtos e assim não cair na Black Fraude
A Black Friday 2024 deve injetar R$ 90 milhões na economia de Campo Grande. O evento, que acontece tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, será realizado este ano no dia 29.
Adelaido Vila, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, explicou que a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e chegou ao Brasil há cerca de 10 anos. Entretanto, ele ressalta que para os pequenos comerciantes brasileiros, o evento pode ser desafiador.
“O ideal seria que a Black Friday no Brasil acontecesse em janeiro, ao invés de novembro. Nesse período, o lojista tem apenas 30 dias para repor o estoque. Mesmo assim, os grandes players, aproveitando a promoção que ocorre nos EUA, começaram a aderir ao movimento, o que levou muitas pequenas empresas a participar também”, comentou Vila.
Black Fraude
Embora tenha a aderência de empresas de diversos segmentos e chame a atenção pelos preços baixos e descontos, a Black Friday exige atenção por parte dos consumidores.
Não é incomum notar que, em alguns casos, nos meses que antecedem a data, as marcas aumentam os preços de produtos gradativamente para, na Black Friday, aplicar um desconto.
Por isso, no Brasil, o termo Black Fraude é muito associado ao evento de varejo, o que gera uma certa desconfiança sobre o mecanismo da Black Friday.
Regiane Dede de Oliveira, economista da Fecomércio de Mato Grosso do Sul, aconselha que quem planeja aproveitar as ofertas deve, desde já, focar nos produtos desejados e fazer uma comparação de preços para verificar se o desconto é realmente vantajoso.
“Muitas vezes, há propagandas enganosas. Infelizmente, não é a maioria, mas acontece. Por isso, o consumidor precisa ter uma base de preço do produto que ele quer ou precisa e fazer a comparação”, explicou Regiane. Ela destacou, no entanto, que a data oferece boas oportunidades de compras com descontos reais: “É um momento oportuno para adquirir algum item que o consumidor estava esperando. Há muitas promoções válidas e vantajosas”.
A principal recomendação da economista é realizar pesquisas, planejar as compras e acompanhar os preços antes da data para evitar surpresas.
Entre os problemas mais comuns estão:
- Preços aumentados e “maquiados” como promoção
- Fraudes em vendas online por empresas de fachada
Regiane também reforça a importância da cautela nas compras online. O consumidor deve sempre verificar se está comprando no site oficial da loja e checar reclamações de outros clientes. Plataformas como o Reclame Aqui podem ser úteis para analisar a reputação da empresa, visualizar queixas, respostas e avaliações dos lojistas.
Dicas para compras online:
- Fique atento ao valor do frete, pois algumas empresas podem cobrar taxas adicionais;
- Verifique o estoque disponível;
- Confirme a origem do produto e o prazo de entrega, especialmente se vier de fora do país.