Previsão indica probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, e pontualmente podem ocorrer chuvas de intensidade forte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para 59 cidades em Mato Grosso do Sul, com previsão de duração até às 10 horas de domingo (27). O aviso destaca o potencial para chuvas fortes, com possibilidade de ventos intensos e risco de queda de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
A situação meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Há probabilidade para chuvas e, pontualmente, tempestades principalmente nas regiões norte, pantaneira e nordeste do estado.
+ Fim de semana deve ter chuvas moderadas e tempestades pontuais em MS
No primeiro alerta emitido na manhã deste sábado (26), a previsão aponta para chuva entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo para 26 cidades.
Foram elencados os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ladário, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
No outro comunicado, os volumes de chuva podem atingir entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia em algumas regiões, incluindo a cidade de Campo Grande, que tem dia chuvoso desde a madrugada. O volume de chuva registrado na cidade foi de 24,8 milímetros e as rajadas de vento chegaram a 32,76 km/h.
Além da Capital, estão as cidades de Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Cassilândia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Terenos.
O Inmet recomenda que a população fique atenta a áreas de alagamento e a possíveis deslizamentos em áreas de encosta. Medidas de precaução, como evitar utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e não buscar abrigo debaixo de árvores, são sugeridas.