21.8 C
Campo Grande
sábado, 26 de outubro, 2024
spot_img

Lula cancela 3ª viagem internacional, e Alckmin assume representação do Brasil na COP29

Presidente também cancelou ida à Colômbia, onde participaria de conferência sobre biodiversidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação na COP29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), marcada para ocorrer de 11 a 22 de novembro em Baku, no Azerbaijão. A decisão foi confirmada neste sábado (26) pela TV Record, que também informou que a delegação brasileira será liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. A mudança ocorre após o presidente sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília.

Este é o terceiro compromisso internacional cancelado pelo presidente em razão do acidente. Após a queda, Lula também não compareceu à 16ª Cúpula dos BRICS, em Kazan, na Rússia, onde a delegação foi chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Lula, no entanto, participou do evento via videoconferência.

Na sexta-feira (25), o Palácio do Planalto confirmou que Lula não irá à Colômbia para a COP-16 (Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade), prevista para a próxima terça-feira (29). A decisão foi tomada por recomendação médica.

Ainda em novembro, está prevista uma viagem para a reunião de líderes econômicos da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), mas a presença de Lula neste evento permanece incerta.

Acidente e quadro de saúde

Na sexta-feira (25), Lula passou por novos exames de imagem da cabeça, que confirmaram quadro de saúde estável, permitindo seu retorno ao trabalho em Brasília. Após alguns dias despachando do Alvorada, ele esteve no Palácio do Planalto na sexta para a assinatura de um acordo de reparação pelo desastre da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

Segundo relatos, Lula caiu enquanto tentava cortar as unhas e bateu a cabeça. Ele foi levado ao hospital, onde recebeu pontos e realiza exames frequentes para monitorar possíveis sangramentos internos. Em boletim médico, os profissionais Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio informaram que Lula está apto para trabalhar e passará por nova avaliação em cinco dias.

Reação e desdobramentos

Em conversa telefônica com um aliado, Lula descreveu o acidente como uma “bobagem”. “Estou bem. Foi um acidente, mas nada que afetasse algo mais delicado”, disse o presidente, reconhecendo a necessidade de cuidados devido ao impacto na cabeça.

O presidente também cancelou sua viagem a São Paulo prevista para este fim de semana, onde participaria de eventos de campanha ao lado do candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), e votaria no segundo turno das eleições municipais, no domingo (27), em São Bernardo do Campo (SP).

Fale com a Redação