A auditoria da votação eletrônica acontece no mesmo dia e horário da eleição oficial
Na manhã deste sábado (26), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realizou o sorteio das urnas que serão auditadas para verificar o funcionamento da votação eletrônica durante o 2º Turno das Eleições 2024 em Campo Grande. As zonas eleitorais e as urnas sorteadas podem ser conferidas aqui.
Das nove urnas selecionadas para a auditoria, seis passarão pelo Teste de Integridade, a ser realizado no Fórum Eleitoral, enquanto as outras três serão submetidas ao Teste de Autenticidade com Biometria, em duas seções do Colégio Marista.
A auditoria ocorrerá simultaneamente à eleição oficial e será transmitida em tempo real pelo canal do TRE-MS no YouTube.
“O público também está convidado a acompanhar os trabalhos presencialmente”, frisou nota do TRE-MS.
Sobre a auditoria
As atividades de auditoria serão supervisionadas por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), do Ministério Público, além da empresa responsável pela auditoria.
Durante o processo, cédulas previamente preenchidas são digitalizadas em um sistema auxiliar e, em seguida, inseridas na urna eletrônica.
Posteriormente, os resultados da votação no sistema paralelo são comparados com os registrados no boletim de urna, com o objetivo de garantir a correspondência dos resultados.