O Consórcio Guaicurus, responsável pelo serviço de transporte público de Campo Grande, vai começar a testar nos próximos dias o primeiro ônibus da sua frota movido a Gás Natural Veicular (GNV). O novo veículo foi apresentado nesta terça-feira (29).
O objetivo é aumentar a eficiência e reduzir significativamente as emissões de poluentes. O coletivo vai começar a circular a partir de quarta-feira (30) e apresenta a pintura nas cores verde e branco, além de ter um letreiro indicando que emite 90% menos poluente.
O uso do GNV pode reduzir as emissões de CO² (aquecimento atmosférico) em até 90%, 97% menos material particulado (doenças respiratórias) e 95% menos NOX (causador da chuva ácida), contribuindo para as metas de descarbonização da cidade.
Segundo a Prefeitura, o novo ônibus vai operar em alguns itinerários pré-estabelecidos, sendo a linha 082 (Aero Rancho – Shopping) a primeira. A escolha levou em consideração os dois terminais e vias sem obstáculos, projetadas para corredores exclusivos.
O modelo K 280 IB 4×2, da fabricante Scania, tem capacidade para transportar 44 passageiros (incluindo pessoa com deficiência), é equipado com ar-condicionado e câmbio automático e ainda tem o ambiente mais silencioso e agradável.
Paulo Vitor Oliveira, diretor de operações do Consórcio Guaicurus, explicou que durante o teste os especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto.
A prefeita Adriane Lopes destacou que esse é um passo significativo em direção à inovação e à sustentabilidade. “Estamos liderando o Centro-Oeste com esta tecnologia, que não só melhora a qualidade do transporte, mas também garante um futuro mais sustentável”.
A expectativa é que novos ônibus deste modelo sejam adquiridos. “Esperamos que esses testes tragam resultados positivos e possamos expandir a iniciativa, beneficiando a população com um transporte mais moderno e confortável”, completou a prefeita.
A CEO da MSGás, Cristiane Schmidt, também esteve no evento de lançamento do novo ônibus e citou ter sido resultado da parceria da MSGás com a Prefeitura, Governo do Estado, Consórcio Guaicurus e a Scania.
“Vai reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa em Campo Grande, além de outros benefícios, como maior comodidade para o passageiro viajar”, disse, lembrando ainda da meta de MS se tornar Estado Carbono Neutro até 2030.