A cidade de Caarapó vai receber um investimento milionário da Cosan, conglomerado brasileiro com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes e logística. A informação partiu do presidente de relações institucionais da empresa, Cláudio Oliveira, que está participando nesta terça-feira (29) do Lide Brazil Conference, em Londres (ING).
Na sua fala, ele anunciou que serão aplicados R$ 1,3 bilhão na cidade. “Temos um projeto de nove plantas. Já temos duas em operação e quatro que estão em construção. Nó temos mais três que vão entrar em construção. Uma delas é no Estado de Mato Grosso do Sul”, assegurou.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) explicou que o investimento será na ampliação da Raízen, que faz etanol de segunda geração. “Vão usar o bagaço de cana para produzir etanol a partir do bagaço na mesma planta que tem em Caarapó. Vai aumentar o número de empregos, principalmente em Caarapó”, celebrou.
A notícia do investimento milionário em Caarapó já havia sido dada em 1º de agosto de 2023, durante a edição do MS Day, em São Paulo. “Essa confirmação é o primeiro resultado do ‘MS Day’”, afirmou Jaime Verruck, secretário estadual de Semadesc, que está em Londres participando do evento, juntamente com o governador.
A Raízen tem três usinas no estado, além de Caarapó, as outras ficam em Rio Brilhante e Maracaju. Atualmente, são 149 mil hectares de cana plantados e a produção é de 508 mil toneladas de açúcar e 398 mil toneladas de etanol por safra.