25.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de janeiro, 2025
spot_img

Apaixonados pelo campo, pai e filho aprimoram propriedade com o Senar/MS

“Hoje eu só fico na retaguarda, quem fala mesmo e conta tudo é meu filho”. Com essas palavras, o produtor rural Flávio Maia recebe a equipe do Transformando Vidas em sua propriedade, no município de Camapuã.

De cara, destaca o papel fundamental de Bruno, seu filho, na gestão do rancho Don Cota. Juntos, eles enfrentaram desafios, intensificaram a produção e garantem cada vez mais eficiência graças ao esforço conjunto e à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS.

Bruno valoriza o trabalho duro de seus pais, que conquistaram a propriedade com dedicação e suor. Para ele, a oportunidade de prosperar nos negócios é um reflexo desse legado. “Eles compraram uma área que praticamente era só de mata fechada. Simplesmente foram aventureiros, desbravadores mesmo. Então hoje tudo o que a gente tem é fruto do esforço deles”, relembra.

Confira todos os detalhes dessa história ano #TransfromandoVidas: 

Desde o início, em meados dos anos 90, a propriedade é focada na criação de gado de corte e uniu forças com o Senar/MS no momento em que se buscava por meios de intensificar a produção. “Além de nos ajudar a ter outra visão no pastejo rotacionado, cultivo do capiaçu para silagem, bem-estar animal e gerenciamento, a instituição promoveu capacitação para os colaboradores que até então não sabiam trabalhar com esses métodos. Isso foi fundamental para nosso sucesso”.

“Se eu pudesse resumir o papel do Senar aqui em uma palavra seria eficiência. Na produção, com os funcionários, eficiência gerencial. Enfim, mudou todas essas questões que eu sentia que faltava para nós”, complementa”.

Ao analisar todo o trabalho que os pais tiveram para adquirir a propriedade “Aquilo que você adquire na herança deve passar ao próximo. Então meu intuito com tudo isso é só preservar o fruto do trabalho e do suor que eles tiverem. Por isso, devemos estar sempre à disposição com muito trabalho”.

ATeG –  Flávio e Bruno são atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS na cadeia produtiva da Bovinocultura de Corte. A iniciativa é uma ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. 

Com a aplicação da metodologia proposta em conjunto com o produtor, o Senar/MS difunde conhecimento e tecnologias que permitem o crescimento de empresas rurais em várias cadeias produtivas do agronegócio. Para saber mais procure o Sindicato Rural do seu município.

Fale com a Redação