25.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de janeiro, 2025
spot_img

Sanesul irá inaugurar este mês um moderno laboratório de macromedição em Campo Grande

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) inaugurará no próximo dia 28 um moderno laboratório de macromedição no Complexo ‘Maria Cecília Barbosa’, localizado em Campo Grande.

A diretoria da empresa, pertencente ao governo do Estado, aproveitará a ocasião para homenagear o ex-empregado José Aparecido de Oliveira, que faleceu vítima de Covid-19.

O novo laboratório representa um marco importante para a Sanesul, especialmente no combate às perdas de água e no aprimoramento do controle operacional.

Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, a inauguração do laboratório é um passo importante na trajetória da empresa rumo à modernização e a excelência no serviço de saneamento.

“Com essa iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade do serviço prestado à população de Mato Grosso do Sul”, avalia o dirigente.

Marcílio ressalta que o laboratório será uma peça chave na estratégia de modernização da empresa.

“Com a nova infraestrutura, seremos capazes de validar e calibrar os instrumentos de medição com maior precisão. Isso nos coloca em uma posição de destaque no cenário nacional de saneamento, ao garantir que a água que chega à população seja medida de maneira justa e eficiente”, comentou.

Segundo o diretor Comercial e de Operações (DCO), Madson Valente, essa nova estrutura permitirá um controle mais rigoroso das entradas e saídas de água, otimizando os processos operacionais e reforçando o compromisso da Sanesul com a eficiência e a sustentabilidade.

“O laboratório de macromedição é mais uma grande conquista da Sanesul, pois aprimorará o nosso controle de entradas e saídas d’água dos nossos sistemas, nos promovendo maior plenitude sobre os processos que operamos”, destacou Madson.

Sanesul irá inaugurar este mês um moderno laboratório de macromedição em Campo Grande
Moderno laboratório a ser inaugurado pela Sanesul (Foto: Assessoria)

ATIVIDADE INDISPENSÁVEL

O engenheiro e gerente de Desenvolvimento Operacional (GEDEO) Elthon Santos Teixeira explica que a macromedição é uma atividade indispensável para o controle operacional e o gerenciamento das perdas de água nos sistemas de abastecimento.

“Pode-se dizer que a macromedição é o início de tudo em sistemas de abastecimento de água. São utilizados equipamentos que permitem saber quanto de água estamos captando, produzindo e distribuindo para a população. Com essa informação sabemos, por exemplo, se uma estação de tratamento está trabalhando de maneira adequada, com capacidade de atender a região onde está instalada”, reforça ele.

Ele acrescenta que, a partir do conhecimento de quanto se produz e distribui, é possível comparar com a quantidade de água que é consumida pelos clientes.

“A diferença dessas duas medidas nos diz quanto estamos perdendo e se isso é muito ou pouco. Assim, é possível afirmar que a macromedição está diretamente relacionada com a noção de eficiência de uma empresa de saneamento”, observa o engenheiro.

Elthon destaca que a instalação permitirá uma análise mais precisa dos sistemas de medição da produção e distribuição de água.

“Esse investimento é fundamental para assegurar que nossos equipamentos estejam em conformidade com as normas vigentes e com os mais altos padrões de confiabilidade”, afirma ele.

O engenheiro afirma que, com esse investimento, a empresa terá condição de garantir que os equipamentos que fazem a medição de toda a produção e distribuição para rede estão em acordo com as normas e altos padrões de confiabilidade.

A macromedição é uma ferramenta essencial para qualquer empresa de saneamento que busca eficiência e sustentabilidade. Ela consiste na medição do volume de água em grandes blocos, permitindo um controle rigoroso da produção e distribuição.

Esse controle é vital para identificar e corrigir perdas no sistema, seja por vazamentos, roubos de água ou falhas operacionais.

Com dados mais precisos, a Sanesul poderá reduzir perdas e também otimizar o uso de recursos, beneficiando tanto a empresa quanto os consumidores.

HOMENAGEM A JOSÉ APARECIDO

Além do avanço tecnológico, a Sanesul aproveita a ocasião para homenagear José Aparecido de Oliveira, ex-empregado que faleceu vítima de Covid-19,  cujo legado e dedicação à empresa são amplamente reconhecidos.

Essa homenagem é um gesto de respeito e gratidão pelo trabalho e pelas contribuições que ele proporcionou à Sanesul ao longo dos anos.

Para a direção da estatal, trata-se de uma memória que merece todo reconhecimento, por isso a importância de celebrar aqueles que ajudaram a construir a trajetória de sucesso da companhia de saneamento.

“Homenagear o senhor José Aparecido é uma demonstração de respeito ao legado proporcionado por este ex-colaborador da Sanesul. Uma memória que merece todo reconhecimento”, colocou Madson Valente.

O gesto reflete o compromisso da Sanesul em valorizar seus colaboradores e reconhecer suas contribuições, mesmo após a aposentadoria.

Para o evento estão sendo convidados familiares, amigos e trabalhadores que atuam no Complexo.

Fale com a Redação