26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

Com SAF formalizada, Portuguesa muda de nome para Futebol Clube Pantanal

A primeira SAF (Sociedade Anônima do Futebol) de Mato Grosso do Sul foi anunciada nesta segunda-feira (11) pela diretoria da Associação Atlética Portuguesa, time radicado em Campo Grande há 20 anos e que a partir de agora se chama Futebol Clube Pantanal.

Em coletiva de imprensa, o presidente do novo time, Gilmar Ribeiro, destacou que o investimento é o caminho para que o futebol seja reestruturado. Em outro momento, ele citou que o time Pantanal não começou somente agora.

“O Pantanal começou quando a gente se juntou na Série B de 2023 e percebeu que existe um caminho. Só que o caminho não é curto e depende de muito trabalho e de muito desenvolvimento”, pontuou.

O gestor e treinador Glauber Caldas detalhou como foi realizado o processo de migração para SAF. “A Associação Portuguesa criou uma empresa e é a dona desta empresa, transferindo os direitos esportivos em todos os níveis para essa SAF”.

Em cerca de 10 dias o clube irá apresentar qual será a fonte de recursos, já que como Sociedade Anônima não recebe recursos públicos. Como SAF, o clube deve se comprometer com a criação de programas voltados ao desenvolvimento social e da educação.

Como marca, o time Pantanal vai abrir polos no interior para formar categorias de base. A expectativa da diretoria é ter recursos para chegar no cenário nacional. A nova identidade visual do clube, com brasão e cores, ainda não foi revelada.

Para o presidente da Federação de Futebol de MS, Estevão Petrallas, a transformação da Portuguesa em SAF foi um ato de bravura da diretoria e pode ser o início da transformação do futebol sul-mato-grossense.

“O futebol no estado de Mato Grosso do Sul não tem opção que não seja a inovação, e neste sentido, a Federação tem a obrigação de ajudar seus filiados, pois iremos subir todos juntos, ou iremos imergir individualmente”, disse Petrallas.

A criação da SAF contou com o apoio do Governo do Estado, como aponta o assessor especial do governo de MS, Julio Brandt. “O papel do Governo do Estado é promover o crescimento da indústria de MS e o futebol é uma indústria, traz muito rendimento, traz muito dinheiro e traz muito investimento”, disse.

A estreia do Futebol Clube Pantanal SAF será no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de 2025. No ano passado, anda com o nome de Portuguesa, a equipe chegou até as semifinais da competição.

Fale com a Redação