26.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de novembro, 2024
spot_img

Instituto emite alertas de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em MS

Mato Grosso do Sul está em alertas para a ocorrências de chuvas intensas ao longo das próximas horas, conforme avisos emitidos nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os comunicados vão até às 10 horas de quinta (21).

O aviso foi classificado como ‘laranja’, que representa perigo abrange 47 municípios, com chuvas que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou um acumulado de até 100 milímetros por dia. Também pode haver ventos intensos, de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na lista de cidades, está Campo Grande, que amanheceu com mínima de 24°C e a máxima deve alcançar 30°C nos horários mais quentes. Além da Capital, estão os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Instituto emite alertas de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em MS

No outro comunicado, classificado como ‘amarelo’, que representa perigo potencial, estão os demais 32 municípios do Estado, co previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou um acumulado de até 50 milímetros por dia. Também pode haver ventos intensos, de até 60 km/h. Apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. A recomendação também é que os motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Fale com a Redação